‘O Agente Secreto’ faz história: Wagner Moura leva Melhor Ator e Kleber Mendonça, Melhor Diretor em Cannes
O longa ainda conquistou os troféus da crÃtica internacional (Fipresci) e da Associação Francesa de Cinema de Arte (AFCAE)

O cinema brasileiro brilhou no Festival de Cannes neste sábado (24), com Wagner Moura recebendo o prêmio de melhor ator por sua performance no longa O Agente Secreto. Quem subiu ao palco para receber a estatueta foi o diretor Kleber Mendonça Filho, que também foi consagrado com o prêmio de melhor direção pelo mesmo filme.
Estreando como um dos tÃtulos mais comentados da mostra oficial, O Agente Secreto arrancou 15 minutos de aplausos em sua première e vem sendo destacado pela crÃtica especializada por sua abordagem ousada e estética impactante — marcas registradas de Mendonça Filho.
O longa representa o Brasil na disputa pela Palma de Ouro, o principal prêmio do festival, cuja cerimônia de encerramento ocorre ainda neste sábado. Antes mesmo da premiação principal, o filme já havia conquistado outros dois troféus: o da Federação Internacional de CrÃticos de Cinema (Fipresci) e o Art et Essai, oferecido pela Associação Francesa de Cinema de Arte (AFCAE).
Leia mais: Tradição e sabor marcam 19º Festival Italiano de Nova Veneza