Reginaldo Rossi vira símbolo oficial: 14 de fevereiro é o novo Dia Nacional do Brega
Lei sancionada homenageia o Rei do Brega e reconhece valor cultural e econômico do gênero musical ligado às periferias do Norte e Nordeste
O governo federal instituiu oficialmente o dia 14 de fevereiro como o Dia Nacional do Brega. A data faz referência ao nascimento de Reginaldo Rossi, o icônico cantor recifense falecido em 2013 e eternizado como o Rei do Brega. A nova lei já está publicada no Diário Oficial da União e foi proposta pelo deputado federal Pedro Campos (PSB-PE).
Segundo o parlamentar, o objetivo da iniciativa é ampliar o reconhecimento do brega enquanto expressão cultural e motor econômico relevante, especialmente nas periferias urbanas e zonas rurais do Norte e do Nordeste. O gênero, frequentemente marginalizado, é responsável por movimentar uma cadeia produtiva vibrante, que inclui artistas, produtores, técnicos de som e milhares de trabalhadores da cultura.
“A instituição da data tem como objetivo dar voz ao movimento, impulsionar debates e expandir o fomento de políticas públicas que coloquem o brega e sua cadeia cultural em lugar de destaque no cenário nacional”, afirmou Pedro Campos.
Junto com o reconhecimento do brega, outra lei publicada recentemente reconheceu o carnaval de Pernambuco como manifestação oficial da cultura nacional. A legislação valoriza o conjunto de expressões populares que compõem a folia no estado, como o coco de roda, o maracatu, os caboclinhos, os bonecos gigantes de Olinda e os blocos como o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite.
Manifestações como o Frevo, o Maracatu Nação e o Caboclinho já haviam sido reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, o título para o carnaval de Pernambuco como um todo reforça o compromisso do Estado com a valorização das raízes culturais brasileiras.