O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
sino Vox Patris

Do Báltico ao Cerrado, com fé

Maior sino em operação no mundo viaja mais de 10 mil km até Trindade para marcar o tempo e a fé na Romaria do Divino Pai Eterno

Luana Avelarpor Luana Avelar em 28 de maio de 2025
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cidade de Trindade (GO) receberá no sábado (1º) um visitante incomum: um sino de 55 toneladas, fabricado na Polônia, que será instalado na nova Basílica do Divino Pai Eterno. Batizado de Vox Patris — expressão em latim que significa “Voz do Pai” —, o equipamento é considerado o maior sino em funcionamento do mundo e integra um conjunto litúrgico que inclui outras duas peças menores, São João e São Lucas, já presentes na cidade.

O sino principal começou a cruzar o Brasil no dia 11 de abril, quando deixou o porto de Gdansk, no norte da Polônia. Após passar por Hamburgo, na Alemanha, chegou ao Porto de Santos (SP) em 17 de maio. Desde então, tem percorrido o país por rodovias interestaduais. A rota incluiu paradas em cidades como Pouso Alegre, Formiga, Carmo da Cachoeira e Lagoa Grande, em Minas Gerais. Nesta semana, ele chega a Luziânia (29), depois segue para Goiânia (30) e Trindade (1º/6). A recepção terá uma carreata pela GO-060, com saída às 13h30 do Trevo do Padre Pelágio.

Com mais de quatro metros de altura, o Vox Patris é o único sino de seu porte projetado para tocar regularmente. Técnicos estimam que o som pode ser ouvido em um raio de até 10 quilômetros em dias silenciosos. A peça, feita de bronze, recebeu gravações em alto-relevo que narram passagens da história da devoção ao Divino Pai Eterno em Goiás, como o encontro do medalhão milagroso, a construção da primeira capela e o surgimento da romaria.

O artista brasileiro Silvio Morais é o autor das gravuras. A fundição foi concluída em 2017, mas a estrutura de sustentação só ficou pronta em 2023. O projeto custou R$ 17 milhões, segundo a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que coordena a construção da nova basílica.

Antes da chegada do Vox Patris, dois outros sinos chegaram a Trindade e foram recebidos com cerimônia pública na última segunda-feira (26). São João e São Lucas, também fabricados na Polônia, pesam 9,6 e 5,6 toneladas, respectivamente. Ambos trazem gravuras com os símbolos dos evangelistas — a águia, no caso de João, e o boi, para Lucas. As peças exibem inscrições em latim como Sanctus Ioannis, Sanctus Lucas e “Urbs: Trinitas-Goyaz-Brasilia, anno domini 2017”.

Os sinos foram levados até o pátio da basílica atual em procissão que partiu da Avenida Manoel Monteiro, no centro da cidade, e reuniu centenas de pessoas. Depois da celebração, seguiram para o canteiro de obras da nova basílica, onde aguardarão a instalação definitiva.

Segundo o reitor da Basílica, padre Marco Aurélio Martins, o novo templo contará com um campanário de 127 metros de altura. A torre abrigará 73 sinos, cada um com afinação própria, para execução de hinos e músicas religiosas durante a Romaria do Divino Pai Eterno.

A instalação dos sinos deve começar em 2 de junho, quando o Vox Patris será posicionado em sua base. Os três primeiros integram um conjunto maior que será montado nos próximos anos. A estreia oficial está prevista para a Romaria deste ano, que começa em julho. O evento atrai milhões de fiéis anualmente e é considerado uma das maiores celebrações religiosas do país.

A operação logística para transportar os sinos envolveu caminhões especiais, escoltas e autorização de órgãos estaduais de trânsito. Em diversas cidades, fiéis se mobilizaram para recepcioná-los com faixas, orações e atos simbólicos. Vídeos da travessia foram publicados diariamente nas redes sociais da Afipe.

Trindade investe na construção da nova basílica desde 2012. O templo atual, embora mantenha importância histórica e religiosa, já não comporta o número de devotos que participam anualmente da romaria. A expectativa da Afipe é concluir a nova estrutura até 2026. Quando pronta, a basílica abrigará até 15 mil pessoas em seu interior.

Os sinos fazem parte da arquitetura simbólica do projeto. Além da função cerimonial, representam uma tentativa de reforçar o caráter monumental da nova basílica. Em um cenário em que os estímulos sonoros se multiplicam por telas e notificações, o toque dos sinos busca recuperar a ancestralidade do som como elemento de fé. O objetivo, segundo a organização, é marcar o tempo, convocar para o sagrado e reafirmar Trindade como referência católica nacional.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também