O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Doação de sangue

Com ajuda do WhatsApp, Hugol transforma experiência do doador de sangue

Em períodos de baixa nos estoques, hospital aciona doadores por mensagens no aplicativo. Unidade realiza, em média, 929 transfusões por mês

Anna Salgadopor Anna Salgado em 29 de maio de 2025
Em períodos de baixa nos estoques, hospital aciona doadores por mensagens no aplicativo. Unidade realiza, em média, 929 transfusões por mês
Foto: Divulgação HUGOL

O  Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)  está inovando na maneira de se comunicar com os doadores de sangue, utilizando o  WhatsApp  para transformar a experiência de quem realiza esse gesto solidário. A estratégia tem sido fundamental, especialmente nos períodos em que os estoques estão baixos, para garantir que haja sangue suficiente para atender à demanda da unidade.

A iniciativa, batizada de “Experiência do Doador” , foi desenvolvida pela equipe de  Tecnologia da Informação da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) , que administra o Hugol. O sistema envia mensagens personalizadas para os doadores, desde o momento do cadastro até a utilização efetiva do sangue nas transfusões.

“O momento mais emocionante é quando o doador recebe uma mensagem informando que seu sangue foi usado em uma transfusão. Isso torna a doação algo ainda mais significativo, gerando uma conexão real com a vida que ele ajudou a salvar”, explica o gerente médico do Banco de Sangue do Hugol,  Dr. Adriano Arantes .

Entre no canal do Whatsapp do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens

Atualmente, o Banco de Sangue do Hugol recebe, em média, 760 doadores por mês  e realiza cerca de  929 transfusões mensais , atendendo pacientes que necessitam de suporte transfusional constante.

Como funciona o atendimento digital

O processo começa no momento em que o doador faz seu cadastro no Banco de Sangue e autoriza o recebimento de mensagens via WhatsApp. Em menos de dois minutos, um  chatbot  inicia a comunicação, enviando uma  mensagem de boas-vindas , um vídeo institucional e informações sobre a doação.

Após a coleta, o sistema envia orientações sobre os  cuidados pós-doação , além de um  agradecimento personalizado  e o link para uma  pesquisa de satisfação . Dentro de  72 horas , o doador também é informado sobre a liberação dos resultados dos exames ou sobre a necessidade de retorno à unidade para orientações médicas, caso algum dado exija acompanhamento.

A comunicação não para por aí. O sistema envia ainda  mensagens de aniversário ,  avisos sobre o período ideal para uma nova doação , alertas sobre a  liberação após período de inaptidão  e mudanças na  categoria da carteira do doador .

Leia mais: Economia goiana cresce 7,9% em março de 2025

“Essa comunicação constante faz com que o doador se sinta valorizado e parte de uma rede de cuidado e solidariedade. Cada mensagem enviada é um lembrete de que pequenas ações têm grandes repercussões”, conclui Adriano.

A tecnologia tem se mostrado uma aliada não apenas para fidelizar doadores, mas também para fortalecer o vínculo com aqueles que fazem da solidariedade um compromisso contínuo com a vida.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também