O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
mandavê

Raphael de Campos: de vídeos gravados no quartinho de casa ao palco da Europa

Criador de conteúdo falou ao podcast Mandavê sobre início no YouTube, superação de dificuldades e agenda de shows

Luana Avelarpor Luana Avelar em 29 de maio de 2025
Foto: Herbert Alencar
Foto: Herbert Alencar

Na última quarta-feira (28), o produtor de conteúdo e comediante Raphael de Campos participou do podcast Mandavê, apresentado por Juan Allaesse. Durante a conversa, Raphael compartilhou detalhes sobre sua história no mundo digital, marcada por improviso, persistência e a busca constante por meios criativos de superar limitações financeiras e estruturais até se consolidar como um dos principais humoristas da internet brasileira.

Formado em Gestão de TI, Raphael terminou a faculdade com o desejo de abrir o próprio negócio, mas esbarrou na falta de recursos financeiros. A alternativa encontrada foi criar um canal no YouTube. “Pensei: se eu criar e der certo, vai ser minha empresa”, relembrou. Assim nasceu, em 2015, o embrião do que hoje é um dos canais mais conhecidos do humor digital brasileiro.
Os vídeos iniciais abordavam temas relacionados a relacionamentos, mas, com o tempo, ele percebeu a necessidade de aprofundar os roteiros e investir em humor. “Comecei a pesquisar, estudar mais sobre comédia, para fazer os vídeos mais engraçados”, contou. O processo era artesanal: escrevia roteiros inteiros à mão, em folhas de papel, e ensaiava sozinho.

As limitações estruturais eram um desafio à parte. Raphael morava em uma casa com problemas de mofo e, por vergonha, preferia não gravar ali. Passou, então, a utilizar a casa da ex-namorada, cuja parede branquinha e lisa oferecia um cenário mais adequado. A dependência, no entanto, era incômoda, e ele decidiu improvisar um estúdio no quartinho de casa.
As dificuldades técnicas também eram constantes. Ele lembra das gravações feitas com um celular da Samsung antigo, que esquentava rapidamente, obrigando-o a pausas frequentes para resfriar o aparelho no freezer. “Hoje, quando eu vejo a estrutura que tenho, fico muito feliz. Cheguei onde cheguei, mas fazendo com o que tinha”, disse, referindo-se ao contraste entre os equipamentos de hoje e os tempos em que precisava lidar com as limitações do antigo smartphone.

Outro obstáculo foi o medo de exposição. O youtuber sempre foi uma pessoa muito tímida e demorou para migrar para o Instagram, plataforma onde atualmente concentra grande parte de sua atuação. “Demorei um pouco para ir para o Instagram, tinha a família, tinha vergonha”, confidenciou. O desconforto com interações sociais era tão grande que, segundo ele, os momentos mais difíceis eram ao chegar e sair de lugares, justamente pelas obrigações de cumprimentar e se despedir.

Apesar disso, desde 2022 Raphael passou a postar com mais frequência no Instagram, onde hoje conta com mais de um milhão de seguidores em seu perfil @raphaeldecampos. Além disso, mantém um canal no YouTube com mais de 200 mil inscritos, espaço que foi palco para experiências inusitadas e, muitas vezes, arriscadas.
Um dos quadros mais marcantes de sua trajetória foi ‘Alguma Coisa por um Dia’, criado para realizar experiências inéditas e fora do comum. Entre as propostas, uma delas o colocou na pele de garoto de programa por um dia. “Queria fazer algo inédito, por isso criei o quadro”, explicou.

Para a realização da proposta, ele elaborou um anúncio e precisou seguir todos os trâmites legais: ir ao cartório, registrar firma e, só então, publicar o anúncio em um jornal. O perfil criado era fictício: Wanderson, moreno, 1,85 metro, com descrições propositalmente exageradas. A estratégia, inspirada em outros anúncios que ele havia observado, acabou gerando diversas ligações, a maioria de homens.
Em determinado momento, uma mulher entrou em contato. Raphael aceitou o encontro, que aconteceu em um motel. Ele confessou que ficou com muito medo e pediu para que um primo o acompanhasse e ficasse do lado de fora, como forma de segurança. “Eu precisei até tomar um remédio, mas deu certo, finalizei o trabalho”, contou, em meio a risadas. Pelo serviço, ganhou R$ 200, que ele brinca ter sido o “primeiro dinheiro da internet”.

Hoje, com carreira consolidada, Raphael vive um dos momentos mais importantes de sua carreira: a realização de um sonho. No próximo dia 30 de outubro, ele embarca para a Europa, onde passará o mês de novembro realizando uma série de shows de stand-up comedy. A turnê inclui apresentações em Portugal, Bélgica, Irlanda, Inglaterra e Espanha — cinco países em um mês. “É definitivamente a realização de um sonho”, afirmou, emocionado.

A expansão internacional marca um novo capítulo na carreira de Raphael, que se destacou na internet ao transformar situações cotidianas em roteiros bem-humorados, como nos vídeos “É isso que ele sente” e “Ela pegou o Cebolinha”. Além das redes sociais, o comediante também realiza shows em diversas cidades brasileiras.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também