O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Investimentos

Brasileiros veem China como melhor parceira que os EUA, aponta pesquisa

Levantamento mostra percepção mais positiva sobre aportes chineses e desejo de ampliar relações com Europa e América Latina

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 30 de maio de 2025
Brasileiros veem China como melhor parceira que os EUA, aponta pesquisa
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (30/5), 48,5% dos brasileiros acreditam que a China oferece melhores oportunidades de investimento e financiamento ao Brasil do que os Estados Unidos, que foram citados por 32,4% dos entrevistados. Outros 12,8% consideram ambos igualmente vantajosos, enquanto 1,8% não veem vantagens em nenhum dos dois e 4,4% não souberam responder.

Leia mais: Na gestão Mabel, repasses para assistência social têm queda de 77%

Os investimentos chineses em infraestrutura no Brasil são vistos como “muito benéficos” por 30% dos entrevistados, e como “benéficos” por 21%. Já os investimentos dos EUA na mesma área foram considerados “muito benéficos” por 17% e “benéficos” por 20%, com maior neutralidade (30%) e rejeição: 34% avaliaram os aportes americanos como prejudiciais ou muito prejudiciais, ante 34% no caso chinês.

A percepção sobre quem mais se beneficia nas relações comerciais também varia entre os dois países. Para 40,9%, os EUA se beneficiam mais que o Brasil, enquanto 41,7% veem equilíbrio na parceria com a China. A maioria dos brasileiros (72%) defende que o país diversifique suas parcerias e aumente o comércio com a União Europeia e, para 69%, com países da América Latina.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também