O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Saúde

Hemocentro inicia campanha de conscientização sobre importância da doação de sangue

Iniciativa do Junho Vermelho também reforça convocação de voluntários dos tipos sanguíneos negativos, em baixa nos estoques

Thiago Borgespor Thiago Borges em 1 de junho de 2025
Hemocentro inicia campanha de conscientização sobre importância da doação de sangue
Foto: Divulgação

O Hemocentro de Goiás lança neste mês a campanha Junho Vermelho, um movimento nacional de incentivo à doação de sangue. Com o lema ‘Doe sangue, salve vidas’, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância desse gesto solidário. Além disso, convoca especialmente os doadores dos tipos sanguíneos negativos (A-, B-, O- e AB-), para doações.

A queda nas coletas pode afetar o atendimento em 223 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) em todo o estado de Goiás. Além disso, o alerta do Hemocentro visa garantir a manutenção dos estoques neste mês de junho e suprir a demanda por sangue em julho, mês em que há uma queda histórica nas doações de sangue, por conta do período de férias escolares.

Durante o mês de junho diversas atividades que estimulam a conscientização da doação voluntária serão ofertadas aos interessados que comparecerem às nove unidades da rede, situadas em Goiânia, Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis. Além disso, para mobilizar novos doadores, o Hemocentro contará histórias inspiradoras em uma campanha em suas redes sociais.

Leia mais: Ipasgo Saúde lança novo site com foco no atendimento ao beneficiário

“O mês de junho é marcado por essa campanha, que tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue e mobilizar a sociedade para este ato de amor ao próximo. O Hemocentro de Goiás se une a essa mobilização nacional para alertar sobre a necessidade constante de doações e sobre os desafios enfrentados. Cada doação pode salvar até quatro vidas. É um ato simples, rápido e seguro, mas que tem um impacto enorme na vida de quem precisa”, reforça Daynara Vilar, diretora de Captação e Atendimento a Doadores do Hemocentro de Goiás.

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis para menores de idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe o prazo é de 48 horas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também