Na França, Lula assinará nova declaração climática com Macron
Presidente irá à França para uma visita de Estado, entre os dias 4 e 9 de junho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja à França para uma visita de Estado, entre os dias 4 e 9 de junho. Um dos pontos altos da agenda deverá ser o anúncio de uma nova declaração climática conjunta dos dois países, em um dos encontros bilaterais entre Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron.

“Há expectativa de adoção de uma nova declaração dos dois líderes sobre a mudança do clima considerando o engajamento dentro dos países nesse tema e a necessidade de maior mobilização internacional para a COP30 [Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas], sediada pelo Brasil. Também esperamos acordar a criação de um corredor marítimo descarbonizado com a França”, pontuou o embaixador Flávio Goldman, diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores.
Lula e Macron devem assinar 20 atos bilaterais, envolvendo acordos de cooperação na área de vacinas, de segurança pública, de educação e de ciência e tecnologia. Um anúncio de investimentos entre os países também é aguardado. A França é o terceiro país que mais investe no Brasil, com mais de US$ 66,3 bilhões em estoque.
Leia mais: Ao lado de Lula e Motta, João Campos é eleito presidente do PSB
Acompanhado de sua comitiva, Lula embarca na próxima quarta-feira (4). Além das reuniões com Macron no Palácio do Elise – sede do governo francês -, o presidente receberá o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Paris 8, no próximo dia 6.
Com informações da Agência Brasil