sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Orgulho LGBTQIA+

Neste domingo, começa o Mês do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil e no mundo

Celebração tem origem na Revolta de Stonewall e reforça luta por respeito, igualdade e visibilidade da comunidade

Anna Salgadopor em
Neste domingo, começa o Mês do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil e no mundo
Foto: Pixbay

Neste domingo, 1º de junho, começa oficialmente o Mês do Orgulho LGBTQIA+, um período dedicado à celebração da diversidade, à promoção da igualdade e à luta por direitos da comunidade em todo o mundo.

A escolha do mês de junho como marco dessa luta tem origem histórica na Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova York, nos Estados Unidos. Naquele dia, frequentadores do bar Stonewall Inn; local frequentado majoritariamente por pessoas LGBTQIA+;  reagiram a uma batida policial violenta e abusiva, dando início a uma série de manifestações. O episódio se tornou um divisor de águas na luta pelos direitos civis da comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo.

Entre no canal do Whatsapp do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens

Desde então, junho é sinônimo de visibilidade, resistência e celebração. O Mês do Orgulho busca dar voz à comunidade, lembrar as conquistas, reforçar a importância da inclusão e, ao mesmo tempo, denunciar as violências, o preconceito e as desigualdades que ainda persistem.

No Brasil, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que teve sua primeira edição em 1997, tornou-se um dos maiores eventos do gênero no mundo, reunindo milhões de pessoas na Avenida Paulista. Além da capital paulista, diversas cidades brasileiras realizam paradas, eventos culturais, palestras, oficinas e ações educativas ao longo do mês.

Apesar dos avanços na luta por direitos;  como o reconhecimento da união estável, o casamento civil igualitário e o direito à adoção , os desafios continuam. O Brasil segue liderando tristes estatísticas de violência contra pessoas LGBTQIA+, especialmente contra pessoas trans e travestis.

Leia mais: Vox Patris o maior sino de badalo do mundo chega a Trindade e é recebido com missa solene

Por isso, o Mês do Orgulho não é apenas uma celebração, mas também um chamado à reflexão e à ação. Neste domingo, que marca o início de junho, o convite é para que toda a sociedade reflita sobre a importância do respeito, da empatia, da inclusão e da construção de um mundo mais justo e igualitário para todos, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Fábio Souza e Major Araújo

Eleições 2026

Justiça Eleitoral proíbe candidatos do PL de usar imagem de Bolsonaro em campanha

Decisão da 134ª Zona Eleitoral de Goiânia determina retirada de foto do ex-presidente de santinho...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...
Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

ANO QUE VEM

Sandy e Junior estariam preparando show especial em São Paulo

Possível apresentação em um estádio de São Paulo marcaria os 20 anos do fim da dupla; detalhes ...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (24/09): veja as previsões para o seu signo

Harmonia entre Lua e Vênus favorece os relacionamentos, mas tensão com Urano pede cuidado com deci...