O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Clima

Chuvas isoladas e clima ameno marcam início de junho em Goiás

Com temperaturas amenas, cidades do centro-sul e centro-leste poderão registrar pancadas rápidas e leves de chuva

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 2 de junho de 2025
Chuvas
Foto: Reprodução

A primeira semana de junho em Goiás será marcada por tempo firme, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas especialmente nos dias 1º, 2 e 3, em áreas do centro-sul e centro-leste do estado. A previsão, divulgada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), indica ainda temperaturas amenas e variações desse período de transição para o inverno, que começa oficialmente no dia 20.

Em Goiânia, as temperaturas devem variar entre mínimas de cerca de 17°C nas manhãs e máximas próximas a 30°C durante a tarde. A umidade relativa do ar oscilará entre 41% e 98%, requerendo atenção especial à hidratação e à saúde respiratória, principalmente para crianças e idosos.

Nas regiões de maior altitude, como a Chapada dos Veadeiros e o sudoeste goiano, o frio será mais perceptível pela manhã, com mínimas que podem chegar a 13°C, mas as tardes devem ser amenas, com rápida elevação das temperaturas. Já nas regiões Norte e Oeste, o calor deve predominar, com máximas entre 31°C e 34°C e tempo seco.

André Amorim, gerente do Cimehgo, informou a reportagem do O Hoje, que “diferente da última semana, em que tivemos uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas, nesta semana as manhãs estarão mais frescas, mas não com aquele frio intenso, enquanto as tardes terão temperaturas mais elevadas, caracterizando uma ampla variação térmica”.

Ele também explicou que “há previsão de pancadas de chuva isoladas entre segunda e quarta-feira, principalmente nas regiões centro-sul e centro-leste, incluindo Goiânia, Cristalina, Catalão, Ipameri e Pires do Rio. Isso ocorre devido a uma frente fria afastada no oceano, que espalha nebulosidade e, combinada com o calor local, favorece a formação dessas instabilidades. Não esperamos grandes volumes, mas toda chuva será bem-vinda nesse início de junho, que está um pouco atípico”.

Amorim finalizou dizendo que “para a semana seguinte, há expectativa de chegada de uma massa de ar polar mais intensa, que será monitorada para atualização da população”. A tendência para junho em Goiás é de um mês tradicionalmente seco, com temperaturas amenas e pouca chuva, reforçando o clima de transição para o inverno que está por vir.

Leia mais: Com queda de 4 posições, Goiânia deixa topo do ranking de qualidade de vida

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também