quarta-feira, 12 de agosto de 2026
DICAS

Essas três bebidas ajudam o cérebro e melhoram a memória; saiba quais

Consumo dessas bebidas auxilia no desempenho do cérebro, beneficiando a saúde cerebral, de acordo com nutrólogo

Thais Munizpor Thais Muniz em
Essas três bebidas ajudam o cérebro e melhoram a memória; saiba quais

Manter o foco e a concentração é um desafio comum, mas a nutrição pode ter um impacto significativo na melhoria da memória e das funções cognitivas. O nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), destacou em entrevista ao portal ND+, três bebidas que podem favorecer a saúde cerebral: água, sucos naturais e bebidas à base de cacau.

A água desempenha um papel fundamental no bom funcionamento do cérebro. Estudos indicam que uma hidratação adequada pode elevar o desempenho cognitivo em até 20%. A falta de água, por outro lado, pode prejudicar a concentração e a memória, tornando essencial manter uma ingestão regular ao longo do dia para garantir o alerta mental.

Água aumenta o desempenho cognitivo em até 20%

 

Os sucos naturais, especialmente os de frutas cítricas e vermelhas, são outra opção importante. Consumidos sem adição de açúcar, eles fornecem nutrientes que auxiliam nas funções cognitivas. Frutas cítricas, ricas em vitamina C e flavonoides, são conhecidas por melhorar a memória e o aprendizado. Já as frutas vermelhas, como morangos e mirtilos, contêm antioxidantes que protegem o cérebro de danos e promovem a saúde da memória. Entre as sugestões de sucos estão o de laranja com cenoura, rico em vitamina C e betacaroteno, e o de mirtilo, fonte de antioxidantes.

 

O cacau, especialmente em bebidas com 70% ou mais de teor, também é uma excelente fonte de flavonoides, que atuam diretamente nas células cerebrais. Além de beneficiar a memória, o cacau fornece ferro, importante para a proteção dos neurônios e a regulação dos neurotransmissores responsáveis pelo humor. Incorporar essa bebida na dieta não apenas favorece a saúde cognitiva, mas também pode contribuir para o bem-estar emocional.

Durval Ribas Filho também ressaltou que essas bebidas, quando consumidas dentro de uma dieta equilibrada, podem prevenir danos aos neurônios, melhorando tanto a memória quanto a concentração. Ele destacou ainda que esses hábitos alimentares saudáveis ajudam a evitar condições como a depressão, promovendo energia e foco no dia a dia.

Chá de cacau é uma bebida bem simples e cheia de sabor

 

Além de ajudar com a memória, pesquisas recentes reforçam os benefícios do cacau para a saúde cardiovascular. Um estudo conduzido pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e publicado na revista Nutrients, revela que o consumo de bebidas ricas em flavonol pode melhorar o fluxo sanguíneo em situações de estresse, além de reduzir deficiências temporárias na função das artérias após eventos estressantes. Essa descoberta sugere que os flavonoides presentes no cacau podem ajudar a proteger contra derrames, doenças cardiovasculares e tromboses, todos associados a episódios de estresse.

Essas conclusões foram baseadas em um estudo randomizado, no qual 30 homens saudáveis ingeriram bebidas com alto teor de flavonol 90 minutos antes de realizarem uma tarefa estressante de curta duração. Os resultados indicam que o cacau tem potencial para amenizar os impactos do estresse no sistema cardiovascular.

 

 

 

 

 

Leia também: Conheça os alimentos populares que ajudam na produção de colágeno

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

eclipse

ECLIPSE

Eclipse solar total acontece hoje (12); veja onde o céu vai escurecer

Fenômeno poderá ser observado em partes da Europa e terá até 2 minutos e 18 segundos de totalida...
“Tropa de Elite 2” entra em lista das 100 melhores sequências da história do cinema

cinema

“Tropa de Elite 2” entra em lista das 100 melhores sequências da história do cinema

Único filme brasileiro na seleção do IndieWire, longa de José Padilha aparece na 66ª posição,...
Horóscopo do dia (12/08): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (12/08): veja as previsões para o seu signo

Quarta-feira movimenta relacionamentos, carreira e finanças, mas pede equilíbrio para evitar impul...
amamentação

SAÚDE

Agosto Dourado: quando a amamentação é contraindicada e o que fazer em cada caso

Pediatra explica que HIV e HTLV impedem o aleitamento de forma permanente, enquanto tuberculose ativ...
Wi-Fi

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Wi-Fi gratuito em aeroporto ou hotel pode ser armadilha; especialista explica os riscos

Professor doutor em Ciência da Computação alerta sobre golpes em redes públicas, como o "gêmeo ...
HeyDoc

Manda Vê

De Goiânia ao Tomorrowland: como HeyDoc! transformou um hobby em carreira

Elias Gabriel trocou o curso de medicina pela música eletrônica após diagnóstico de autismo e pe...
Wagner Moura

MOURA NA NETFLIX

Wagner Moura é destaque na imprensa internacional mesmo com críticas negativas a “A Última Casa”

Filme tem apenas 28% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas resenhas apontam atuação do ator brasi...
Nardoni

CASO Nardoni

Mãe de Isabella Nardoni conta como explicou o crime para a filha de 6 anos

Caçula de 6 anos questionou o motivo do crime durante o banho; mãe afirmou que nenhum erro justifi...