sexta-feira, 25 de setembro de 2026
residência artística

Nalini Cia de Dança estreia espetáculo coletivo fruto de residência artística com estudantes da UFG

“Bricolagens do não meu” será apresentado entre os dias 16 e 18 de junho, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras, no Teatro LACENA, em Goiânia

Luana Avelarpor em
Nalini Cia de Dança estreia espetáculo coletivo fruto de residência artística com estudantes da UFG

A Nalini Cia de Dança apresenta nos dias 16 e 17 de junho, às 19h, e no dia 18, às 16h, o espetáculo “Bricolagens do não meu: esse trabalho não é meu. Nem seu. Muito menos de alguém só”, resultado da residência artística realizada com estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). As apresentações ocorrem no Teatro LACENA da EMAC/UFG, com entrada gratuita e tradução em Libras.

O espetáculo marca o encerramento da primeira etapa do projeto Manutenção Nalini Cia de Dança, contemplado pelo Programa Nacional de Cultura Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital nº 16/2024, operacionalizado pelo Governo de Goiás e Secretaria de Estado da Cultura. Sob direção artística de Valeska Vaishnavi e produção da Lúdica Produções, o projeto reafirma o compromisso da companhia com a formação, a criação coletiva e a democratização da cultura.

Durante três meses, 15 jovens artistas participaram da residência, que uniu prática técnica, imersão criativa e ajuda de custo para garantir dedicação integral ao processo. A proposta formativa, conduzida em diálogo com os residentes, foi centrada na escuta ativa e na construção colaborativa da cena, com foco em processos artísticos não hierárquicos. “Essa obra é uma colagem de experiências, afetos e atravessamentos. Um território compartilhado onde ninguém é dono, mas todos pertencem”, afirma a diretora.

A montagem evidencia a política estética da companhia: a dança como linguagem viva e ferramenta crítica de afirmação de existências. A obra se soma a uma trajetória que começou em 2016 e já levou a Nalini a festivais em diversas capitais do país, como Recife, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com espetáculos como Titiksha, Um Mero Deleite e Nega Lilu.

O projeto de manutenção da companhia em 2025 prevê, além da residência, ações contínuas como oficinas abertas à comunidade, circulação por escolas públicas e atividades em parceria com cursos de dança e teatro da UFG. Em um cenário de escassez de políticas culturais, a continuidade da atuação da Nalini representa não apenas resistência, mas a reinvenção de modos de criação coletiva no território goiano.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

ENTRETENIMENTO

Festiva na Pegada reúne Mari Fernandes e Mateus Fernandes em Goiânia

Evento será realizado em 12 de dezembro e terá shows, DJs, open bar e open churrasco premium
Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

BENEFÍCIOS PROS AU-MIGOS

Plano de saúde para pets vira benefício oferecido por empresas; veja como funciona

Serviço oferece acesso a clínicas e hospitais veterinários mediante mensalidade; 92% dos brasilei...
Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (25/09): veja as previsões para o seu signo

Previsões indicam oportunidades no trabalho, conversas importantes no amor e atenção antes de tom...
rosto

saúde

Seu rosto precisa mesmo seguir uma tendência? Médico explica os riscos de mudar a fisionomia por influência das redes

Autor de "Seu rosto não é moda" explica por que o algoritmo sabe o que está na moda, mas não o q...
Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

após Sessão da Saudade

Drauzio Varella tentará cadeira na Academia Brasileira de Letras

Médico e escritor de 83 anos pretende concorrer à vaga 32, que pertenceu a Ariano Suassuna antes d...
Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

JÁ TINHA RELATADO FALHAS

Amigo de piloto diz que helicóptero de Rick tinha problemas

Homem afirmou que piloto já havia relatado falhas principalmente em dias de chuva; documentos apont...
Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

SERTANEJO

Sertanejo Série A reúne Maiara & Maraisa e Naiara Azevedo em Goiânia

Festival será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 12 de dezembro
Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

REALITY SHOW

Netflix renova Casamento às Cegas Brasil e nova temporada terá cenas em Goiás

Sexta temporada já foi gravada e deverá estrear em 2027, novamente com Camila Queiroz e Klebber To...