O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Vaticano

Papa Leão XIV promete visita a argentina

Javier Milei se encontrou com o papa Leão XIV, encontro em que o pontífice prometeu que pretende visitar a Argentina

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 10 de junho de 2025
Papa Leão XIV promete visita a argentina
Milei e papa Leão XIV no Vaticano; pontífice confirma visita à Argentina em breve. (Foto: Vatican News)

O presidente da Argentina, Javier Milei, se encontrou com o papa Leão XIV neste sábado (7). O momento mais marcante do encontro foi a confirmação do pontífice de que pretende visitar a Argentina, promessa que seu antecessor, o papa Francisco — argentino de nascimento — nunca concretizou durante seu pontificado. A irmã de Milei, Karina, que também é secretária-geral da presidência argentina, participou da reunião.

Além da conversa com o papa, Milei reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin. Segundo a Santa Sé, os temas discutidos incluíram a evolução socioeconômica, o combate à pobreza e o compromisso com a coesão social, pontos centrais para ambos os lados. O porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, confirmou que a intenção da visita foi comunicada oficialmente, embora a data ainda não tenha sido definida.

No encontro, houve uma troca simbólica de presentes. Milei ofereceu ao papa um poncho típico da província de Catamarca, além de livros do economista liberal Jesús Huerta de Soto. O pontífice retribuiu com um mosaico do Vaticano. A delegação argentina destacou que esta foi a audiência mais longa que o papa Leão XIV teve com líderes mundiais desde o início do seu pontificado.

Na sexta-feira (6), um dia antes da visita ao Vaticano, Milei se reuniu com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, em Roma. Durante a reunião, foi firmado um acordo para produção e exportação de gás natural liquefeito entre a empresa italiana ENI e a petrolífera argentina YPF, visando a reserva de Vaca Muerta, na Patagônia argentina. Meloni expressou apoio às reformas econômicas de Milei, baseadas na redução de gastos públicos e na promoção do livre mercado.

Também foram discutidos assuntos internacionais, como a guerra na Ucrânia e o conflito no Oriente Médio. O papa enfatizou seu compromisso pela paz, um tema central em seus primeiros meses de pontificado. A visita do presidente argentino marca o início de uma viagem de nove dias pela Europa e Israel, focada em estreitar alianças políticas e comerciais e divulgar sua agenda liberal.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também