O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Copa do Mundo

Com um ano faltando para Copa do Mundo, Brasil tenta marcar amistosos com diferentes estilos

CBF possui forte interesse em amistosos contra seleções da Europa, mas aínda sem perspectiva

Pedro Paulo Lemespor Pedro Paulo Lemes em 11 de junho de 2025
Brasil finaliza preparacao Paraguai
Foto: Reprodução/CBF

Com a vaga já garantida na Copa do Mundo de 2026, que será realizada em Canadá, Estados Unidos e México, a Seleção Brasileira entra na reta final de preparação com um cronograma definido pela CBF. Faltando exatos 365 dias para o torneio, a entidade trabalha para organizar amistosos que possibilitem confrontos contra diferentes estilos de jogo e continentes.
Serão cinco janelas da Data Fifa até o início da Copa, e o técnico Carlo Ancelotti quer aproveitar cada uma delas para testar variações, definir o elenco e medir o desempenho da equipe diante de adversários variados.
Em setembro de 2025, o Brasil encerra as Eliminatórias enfrentando o Chile em casa e, depois, a Bolívia fora. A partida contra os chilenos deve marcar a despedida da Seleção em solo nacional antes da Copa, com o Maracanã sendo o favorito para sediar o duelo. Porto Alegre também é considerada como alternativa.
Para outubro, a ideia é disputar amistosos contra seleções asiáticas. O Japão já fez convite formal e houve conversas com a Coreia do Sul. Em novembro, o foco será em adversários africanos, com os jogos previstos para a Europa, facilitando a logística para atletas que atuam no continente.
Março de 2026 será a última Data Fifa antes da convocação final para o Mundial. Por isso, a CBF busca confrontos contra seleções europeias de primeiro escalão, consideradas ideais para testes finais em alto nível. Em junho, já às vésperas da Copa e em solo norte-americano, o Brasil deve fazer mais um ou dois amistosos, dessa vez contra europeus de segundo escalão, ajustando os últimos detalhes.
Antes mesmo da chegada de Ancelotti, a CBF já planejava enfrentar seleções de diferentes continentes. A ideia foi validada pelo treinador em conjunto com os coordenadores Rodrigo Caetano e Juan.
Durante este ciclo, o Brasil já enfrentou Marrocos, Senegal, Guiné, Inglaterra e Espanha. A meta agora é ampliar esse leque, buscando diversidade tática e experiências que preparem melhor o grupo rumo ao tão sonhado hexacampeonato.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também