O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
ajuda humanitária

Quem são as mulheres ativistas a bordo do navio interceptado por Israel

Além de Greta Thunberg, Flotilha da Liberdade levava deputada europeia e militante antirracista rumo à Faixa de Gaza

Luana Avelarpor Luana Avelar em 11 de junho de 2025
alem de greta thunberg quem sao mulheres ativistas em navio interceptado por israel

Interceptado pela Marinha de Israel no último domingo (8), o navio Madleen levava 12 ativistas de diferentes países em uma missão humanitária à Faixa de Gaza. A bordo da chamada Flotilha da Liberdade estavam mulheres com trajetórias marcadas pelo ativismo em direitos humanos, como a sueca Greta Thunberg, a deputada franco-palestina Rima Hassan e a alemã Yasemin Acar.

Além de ser uma das principais vozes do movimento climático internacional, Greta passou a se posicionar de forma contundente contra os ataques israelenses em Gaza desde 2024. Já Rima Hassan, eleita ao Parlamento Europeu pela França, tem atuação voltada à denúncia da ocupação israelense e às condições de vida em campos de refugiados. Nascida em um campo nos arredores de Alepo, ela é especialista em direito internacional e fundadora do Observatório de Campos de Refugiados.

Yasemin Acar, nascida na Alemanha e filha de imigrantes turcos, atua desde a adolescência com ações de acolhimento a migrantes e contra o racismo. Em Berlim, criou uma rede de apoio a refugiados e participou de manifestações em defesa do povo palestino. Antes da viagem, afirmou que o grupo não abandonaria a missão mesmo diante de ameaças.

O navio foi abordado em águas internacionais enquanto transportava alimentos, remédios e suprimentos básicos. Segundo o governo israelense, os ativistas seriam levados ao porto de Ashdod e deportados. O Itamaraty cobrou a liberação imediata dos passageiros e o fim das restrições à entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também