O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
Procurada pela Interpol

Itália aceita pedido do Brasil e busca deputada Carla Zambelli

Deputada está na lista vermelha da Interpol; pedido de extradição foi formalizado e aguarda tramitação na Justiça italiana

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 12 de junho de 2025
Itália aceita pedido do Brasil e busca deputada Carla Zambelli
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão, pode ser presa a qualquer momento na Itália. A informação é do embaixador brasileiro no país, Renato Mosca, que afirmou que Zambelli já está na lista vermelha da Interpol, com o pedido de prisão provisória para fins de extradição validado pelas autoridades judiciais italianas.

“As forças policiais italianas estão trabalhando na investigação e localização da foragida”, disse Mosca, em entrevista à GloboNews. Apesar de não haver uma operação formal, a legislação local impede prisão apenas em locais invioláveis, como residências ou hotéis — fora desses espaços, a prisão pode ocorrer a qualquer momento.

Leia mais: Mabel cria problema com base ao testar apoio com crédito para Seinfra

Zambelli é considerada foragida após deixar o Brasil pela fronteira com a Argentina, passando pelos EUA antes de se estabelecer na Itália. A deputada foi condenada por invadir sistemas do CNJ e inserir dados falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

A Constituição italiana permite a extradição de ítalo-brasileiros, segundo o embaixador, e há precedentes favoráveis. O pedido brasileiro de extradição foi formalizado nesta quinta (12) e tramita agora na Justiça italiana. Zambelli está licenciada do cargo por 127 dias e será substituída por Coronel Tadeu. Ao blog da jornalista Natuza Nery, ela negou estar foragida e alegou perseguição política como motivação para deixar o país.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também