O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
Foragida

Zambelli pode ser presa na Itália até sábado (14), diz embaixador

Deputada foi condenada pelo STF a mais de 10 anos de prisão e entrou na lista vermelha da Interpol após fugir do Brasil

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 13 de junho de 2025
Zambelli pode ser presa na Itália até sábado, diz embaixador
Após a condenação, deputada deixou o Brasil e atualmente está na Itália. Foto: Lula Marques/EBC

A Polícia Federal (PF) já sabe onde está a deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Itália e a prisão da parlamentar pode ocorrer até este sábado (14), segundo informou o embaixador do Brasil no país europeu, Renato Mosca. À jornalista Andréia Sadi, Mosca afirmou que o pedido de extradição foi formalizado nesta quinta-feira (12) e que as autoridades italianas já cumprem a solicitação da Interpol, que incluiu Zambelli na lista de difusão vermelha — usada para localizar e deter foragidos internacionais.

“Ela pode ser presa a qualquer momento”, disse o embaixador ao canal GloboNews. Segundo ele, não há uma operação em curso ou mandado de busca, mas já foi expedido um mandado de prisão provisória para fins de extradição. Pela legislação italiana, Zambelli não pode ser presa em domicílio, como casa ou hotel, mas pode ser detida em espaços públicos.

Leia mais: Governo Lula é considerado ruim por 40%, aponta Datafolha

A deputada foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos e 8 meses de prisão em regime fechado por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir dados falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Após a condenação, ela deixou o país pela Argentina, passou pelos EUA e se instalou na Itália. Zambelli está licenciada do mandato por 127 dias e será substituída por Coronel Tadeu. À imprensa, alegou que busca “regularizar” sua situação e que saiu do Brasil por temer perseguição política.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também