quinta-feira, 24 de setembro de 2026
QUEDA

Estado vai na contramão do País e registra queda nos serviços em abril

Enquanto o Brasil mantém sequência de crescimento, Estado apresenta a terceira maior retração do Brasil no setor

Micael Mourapor em
Estado vai na contramão do País e registra queda nos serviços em abril Foto: Divulgação
Estado vai na contramão do País e registra queda nos serviços em abril Foto: Divulgação

O volume de serviços em Goiás recuou 3,2% em abril, registrando a maior queda desde julho de 2024. O resultado contrasta com o desempenho nacional, que apresentou alta de 0,2% no mesmo período, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No cenário goiano, essa retração foi a terceira maior do país, atrás apenas dos índices registrados no Acre (-4,3%) e em Rondônia (-3,7%).

Apesar da queda mensal, Goiás teve desempenho positivo na comparação com abril de 2024, com alta de 1,9%. Esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelos serviços prestados às famílias, que avançaram 12,8% — maior resultado desde dezembro de 2024. Atividades como alimentação e hospedagem puxaram esse avanço. Outros setores também contribuíram: os serviços de informação e comunicação cresceram 5%, enquanto transportes e correios subiram 0,9%.

No Brasil, o mês de abril marcou o terceiro crescimento consecutivo do setor de serviços, que acumula alta de 2,8% desde fevereiro. A expansão foi sustentada principalmente pelo transporte de passageiros, que subiu 1,8%, com destaque para o transporte aéreo (6,3%). O crescimento foi atribuído à redução de preços das passagens e ao aumento da demanda em função dos feriados no mês.

Enquanto isso, em Goiás, os serviços profissionais e administrativos mantiveram uma trajetória negativa que já dura 16 meses. O desempenho estadual reforça a divergência entre a dinâmica local e a tendência nacional, onde o setor de serviços segue como um dos motores da economia. Nacionalmente, o volume total de serviços está 17,3% acima do nível pré-pandemia, atingido em fevereiro de 2020.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
contramão Estado país queda serviços

Veja também

Suspeito apontado como 'disciplina' do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Palminópolis

TROCA DE TIROS

Suspeito apontado como ‘disciplina’ do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Palminópolis

Conhecido como "Lacoste", o homem publicava nas redes sociais imagens em que aparecia com armas e em...
cachorra

MAUS-TRATOS A ANIMAIS

Homem é preso após jogar cachorra dentro de bueiro em Goiânia; veja vídeo

Animal foi resgatado por populares após ser lançado duas vezes pelo homem, segundo a Polícia Mili...
Operação mira quadrilha que vendia dados pessoais na internet no DF

Operação Perseu 7

Operação mira quadrilha que vendia dados pessoais na internet no DF

PCDF cumpre 13 prisões em seis estados e bloqueia até R$ 7 milhões ligados ao esquema
Pix poderá ser ligado ao sistema europeu de pagamentos; entenda o que está em estudo

PIX E TIPS

Pix poderá ser ligado ao sistema europeu de pagamentos; entenda o que está em estudo

Bancos centrais do Brasil e da Europa avaliam conexão que permitiria transferências e compras inte...
El Niño

Meio ambiente

El Niño pode causar 13,3 mil mortes no Brasil até 2027, projeta estudo

País é o quinto mais vulnerável do mundo ao calor extremo, com maior impacto previsto para o Nort...
Bombeiros combatem incêndios em três regiões de Goiás

CBMGO

Bombeiros combatem incêndios em três regiões de Goiás

CBMGO monitora áreas em Nova Roma e São Domingos e atua contra fogo provocado por vazamento de die...
Apagaram a mensagem no WhatsApp? Truque do Android pode revelar o conteúdo

TECNOLOGIA

Apagaram a mensagem no WhatsApp? Truque do Android pode revelar o conteúdo

Histórico de notificações pode manter registrado o texto recebido mesmo depois de ele ser apagado...
Alta nas renegociações revela pressão sobre orçamento das famílias em Goiás

Dívidas

Alta nas renegociações revela pressão sobre orçamento das famílias em Goiás

Estado registrou mais de 673 mil acordos no período, enquanto especialistas alertam para os cuidado...