O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Tensão em meio a guerra

Autoridades goianas tentam voltar ao Brasil após ataques em Israel

Secretário estadual de Saúde e vice-prefeita de Goiânia participavam de eventos oficiais no país quando o conflito começou

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 16 de junho de 2025
Israel
Foto: Reprodução

Diante da escalada dos conflitos em Israel, autoridades goianas que participavam de compromissos oficiais no país tentam retornar ao Brasil. O secretário estadual de Saúde de Goiás, Rasível Santos, está em Tel Aviv e aguarda orientações para deixar o território israelense. 

Ele integra uma missão internacional do Consórcio Brasil Central (BrC) desde o dia 7 de junho, com apoio do governo israelense e acompanhamento do Ministério das Relações Exteriores.

Nota

Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou que Rasível está em segurança e que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos. A expectativa é que a missão brasileira avalie, junto às autoridades locais, o momento adequado para o retorno ao país, dependendo da reabertura do espaço aéreo.

Já a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia (Avante), informou por meio das redes sociais que conseguiu deixar Israel e se encontra na Jordânia, de onde segue viagem de volta ao Brasil. Ela estava participando de um congresso internacional sobre desenvolvimento urbano e segurança municipal na cidade universitária de Beit Bert, a cerca de 15 quilômetros de Tel Aviv. O evento, que contou com participantes de diversos países da América Latina, foi custeado pelo Mashav, centro de treinamento ligado ao governo israelense.

Cláudia relatou que os últimos dias foram de tensão e agradeceu pelas mensagens de apoio recebidas. “Graças a Deus, estou bem e com o coração em paz. Sigo agora no caminho de volta para nossa Goiânia”, escreveu.

Conflito em Israel

O conflito na região se intensificou na sexta-feira (13/6), quando Israel atacou instalações militares e nucleares do Irã em uma ofensiva inédita. Segundo autoridades israelenses, mais de 200 caças foram mobilizados, e o ataque resultou na morte de militares de alto escalão iranianos e cientistas nucleares.

Em resposta, o Irã lançou mais de 100 drones contra o território israelense, aumentando ainda mais a tensão internacional. O confronto já provocou mortes entre civis, incluindo crianças.

Leia mais:  Homem ataca criança de 4 anos durante festa junina escolar no DF; veja o vídeo

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também