Governo prepara MP para evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos no Congresso
Randolfe Rodrigues afirmou que medida busca conter impactos tarifários causados pela obrigação de contratação de novas usinas de energia

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), informou nesta quarta-feira (18) que o Planalto deve editar, nos próximos dias, uma Medida Provisória (MP) para evitar possíveis aumentos na conta de luz. A medida é uma resposta à derrubada de vetos presidenciais relacionada ao marco regulatório da energia eólica offshore e incentivos a fontes como PCHs, biomassa e eólicas já em operação.
A decisão foi articulada em reunião com os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além de líderes governistas e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo Randolfe, os trechos derrubados obrigam a contratação de usinas e podem gerar impactos diretos na tarifa de energia para o consumidor.
Leia mais: Após idas e vindas, crédito de R$ 10 milhões para Seinfra é aprovado na Câmara de Goiânia
A MP deve ser editada paralelamente à promulgação dos vetos para evitar efeitos imediatos. O senador Eduardo Braga foi designado como representante do Senado nas negociações, que seguirão sob liderança de Rui Costa junto à Câmara. O governo ainda irá apresentar uma versão preliminar do texto ao Congresso nos próximos dias.