Bela Gil chora ao falar de Preta Gil; “A doença é cruel”
Família acompanha cantora em protocolo clínico nos Estados Unidos
A apresentadora Bela Gil chorou durante o programa “Saia Justa”, exibido nesta quarta-feira (18), ao falar sobre o tratamento de sua irmã, a cantora Preta Gil, que realiza terapias experimentais contra o câncer colorretal nos Estados Unidos. A declaração foi feita no contexto de uma conversa sobre relações fraternas e vínculos familiares.
Tratamento de Preta Gil
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023. Desde então, passou por diversas etapas de tratamento no Brasil, incluindo sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia de cerca de 21 horas, realizada após a recidiva da doença em quatro pontos do corpo: dois linfonodos, o peritônio e o ureter. Desde maio deste ano, ela está nos Estados Unidos participando de um protocolo clínico com terapias inovadoras.
Durante o programa, Bela Gil relembrou a relação afetiva que construiu com a irmã ao longo da vida. “Ela é uma mulher muito forte, que sempre me inspirou. Eu era a bonequinha dela quando criança. Temos mais de dez anos de diferença”, afirmou. A apresentadora se emocionou ao relatar o sofrimento causado pelos efeitos colaterais da terapia: “Acho que uma das piores coisas da vida é ver quem você ama sofrer de algum jeito. Essa doença é muito cruel. Traz muito sofrimento — muito enjoo, mal-estar. Irmã, eu te amo muito.”
Ainda durante o programa, Bela revelou que em breve irá viajar para acompanhar de perto o tratamento de Preta. “Daqui a pouco estaremos pertinho de novo. Só queria te mandar, mais uma vez, o meu amor e dizer que você é uma das mulheres mais maravilhosas e uma das minhas maiores inspirações”, declarou.

Horas antes da exibição do programa, Preta Gil publicou uma imagem nas redes sociais que mostra uma sessão de terapia no hospital. Na publicação, escolheu a música “Por Que a Gente É Assim?”, de Cazuza, e escreveu o verso “Mais uma dose, é claro que eu estou a fim”, enquanto aparecia em uma poltrona, ligada a aparelhos médicos.
Preta Gil recebeu o diagnóstico em janeiro de 2023. A recidiva da doença, com metástases em múltiplos locais, foi divulgada em agosto de 2024. Após a cirurgia e continuidade dos tratamentos convencionais no Brasil, a cantora foi aceita em um protocolo internacional. O novo tratamento prevê o uso de medicamentos ainda em fase de testes, com foco em tumores resistentes.