O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 7 de julho de 2025
Vacinação

Vacinação contra HPV chega a 29 escolas públicas da Capital

Campanha da Secretaria Municipal de Saúde quer ampliar cobertura vacinal entre adolescentes de 9 a 18 anos

Micael Silvapor Micael Silva em 19 de junho de 2025
Vacinação contra HPV chega a 29 escolas públicas da Capital Foto: Divulgação
Vacinação contra HPV chega a 29 escolas públicas da Capital Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta semana a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em escolas públicas da capital. O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes que ainda não foram imunizados. A campanha é voltada, principalmente, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas será estendida a adolescentes de até 18 anos que ainda não receberam a vacina.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a imunização é fundamental para prevenir vários tipos de câncer, como o de colo do útero, além de cânceres de pênis, garganta, vulva, vagina e ânus. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente e protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, responsáveis por mais de 70% dos casos de câncer relacionados ao vírus e por doenças como a papilomatose respiratória recorrente.

A cobertura atual está em 61% para meninas e 52% para meninos, abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é de 90% entre os nascidos de 2011 a 2016. “Levar a vacinação para dentro das escolas é uma forma de garantir o acesso aos imunizantes, ampliar a cobertura e proteger nossos adolescentes. A vacina contra o HPV é segura, salva vidas e ao contrário do que muitos pais podem pensar, a imunização não incentiva o início da vida sexual, mas garante que seu filho já esteja protegido quando tiver contato com o vírus”, pontua o titular da SMS.

As crianças e adolescentes recebem termos de autorização nas escolas. Os responsáveis devem devolvê-los assinados, junto com a caderneta de vacinação, antes da data prevista da aplicação.

Na primeira etapa da ação, a vacina será aplicada em mais de 30 escolas da rede pública, incluindo os colégios Santa Bernadete, Olavo Bilac, Major Alberto Nóbrega, Prof. Wilmar Goncalves da Silva, Jayme Câmara, Vida Nova, Jardim Europa, Cora Coralina, entre outros

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também