O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

crédito

Planalto prepara crédito para moto elétrica, gás gratuito e reforma de moradias

Presidente anuncia medidas voltadas à população de baixa renda, com foco em entregadores de aplicativo, famílias carentes e melhoria de habitação

Micael Silvapor Micael Silva em 21 de junho de 2025
Planalto prepara crédito para moto elétrica, gás gratuito e reforma de moradias Foto:Divulgação
Planalto prepara crédito para moto elétrica, gás gratuito e reforma de moradias Foto:Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que pretende anunciar, ainda este mês, um pacote de medidas sociais voltadas à população de baixa renda. Entre as ações previstas estão uma linha de crédito para a compra de motocicletas elétricas por motoristas de aplicativo, a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha e um programa de financiamento para reformas residenciais.

“Tenho três programas para anunciar”, antecipou Lula durante participação no podcast Mano a Mano, apresentado pelo músico Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, e disponibilizado nesta quinta-feira (19).

“Ainda este mês, eu tenho que anunciar um programa de crédito para reforma de casa. Porque, às vezes, você tem sua casinha e você não quer uma casa nova; você quer fazer um quarto, quer fazer um banheiro novo. Então, a gente vai abrir linha de crédito para a reforma de casa”, afirmou o presidente.

Lula também reforçou a meta do governo federal de entregar 3 milhões de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida até dezembro de 2026, quando encerra o atual mandato.

“[Também] vou abrir uma linha de crédito para financiar moto elétrica para os entregadores de alimentos neste país. E vamos anunciar gás de cozinha para as pessoas mais pobres do país, na cesta básica”, disse.

No início do mês, Lula já havia sinalizado a intenção do governo de facilitar o acesso de entregadores de aplicativo a motocicletas por meio de crédito subsidiado, sem mencionar anteriormente que se tratariam de modelos elétricos.

A distribuição gratuita de botijões de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP) para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) vem sendo estudada pelo governo desde 2024, como forma de garantir acesso ao insumo essencial.

“Um gás de cozinha sai de Petrobras a R$ 37 reais o botijão de 13 quilos. E chega às pessoas por R$ 140. Então, estamos encontrando um meio de fazer com que essas pessoas mais pobres recebam este gás de graça”, finalizou Lula.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também