O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Saúde

Benedito Ruy Barbosa deixa hospital após um mês internado

Autor de “O Rei do Gado” tem alta após internação por insuficiência renal

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 23 de junho de 2025
benedito
Dramaturgo ficou 1 mês internado. Foto: Divulgação

O escritor e dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, de 94 anos, recebeu alta hospitalar neste sábado (21), após permanecer internado por mais de um mês no Hospital do Coração (HCor), na capital paulista. A internação ocorreu em 20 de maio, quando o autor foi diagnosticado com quadro de insuficiência renal crônica. Durante esse período, ele chegou a ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu por cerca de duas semanas, antes de ser levado para o quarto.

Alta de Benedito Ruy Barbosa

A informação foi confirmada por meio de boletim médico assinado pelos doutores Gabriel Dalla Costa e Cyrilo Emilio Zuccon Mantovani. No documento, os profissionais informaram apenas que o paciente “recebeu alta e está deixando o hospital”. O comunicado, porém, não forneceu detalhes sobre o tratamento realizado, nem sobre a evolução clínica que possibilitou a liberação.

Benedito Ruy Barbosa é um dos nomes mais conhecidos da teledramaturgia brasileira. Com carreira consolidada na televisão, especialmente na TV Globo, o autor é responsável por novelas que marcaram época e alcançaram altos índices de audiência. Entre suas principais obras estão Meu Pedacinho de Chão (1971), Sinhá Moça (1986), Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). Seus roteiros abordam temas ligados ao campo, à terra e aos conflitos agrários, contribuindo para consolidar o chamado “realismo rural” nas produções nacionais.

entretenimento benedito ruy barbosa edmara barbosa eriberto leao da terra ao coracao 1713502120
Benedito Ruy Barbosa. Foto: Divulgação

Além da longa trajetória como roteirista e novelista, Benedito é reconhecido por influenciar uma geração de autores e por estabelecer um estilo narrativo próprio. Ele também foi responsável por obras como Pantanal (1990), inicialmente exibida pela extinta TV Manchete e posteriormente adaptada pela TV Globo em 2022. Ao longo da carreira, foi homenageado diversas vezes por sua contribuição à cultura brasileira.

Apesar da idade avançada, o autor continua sendo uma referência no setor e mantinha, até pouco tempo, projetos em análise por emissoras. Familiares e amigos próximos não divulgaram informações sobre o retorno à rotina ou futuras atividades profissionais. Segundo fontes próximas, o dramaturgo deverá seguir com cuidados domiciliares.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também