Botafogo e Palmeiras decidem classificação na Copa do Mundo de Clubes
Futebol brasileiro vem se destacando contra europeus e sonha com título no novo formato da competição
A rodada desta segunda-feira (23) será decisiva para Botafogo e Palmeiras no Mundial de Clubes. Líderes de seus respectivos grupos, as equipes brasileiras entram em campo para confirmar a classificação às fases eliminatórias da competição, que já conta com o Flamengo garantido no mata-mata e com o Fluminense próximo de avançar.
Botafogo
No Grupo B, o Botafogo soma seis pontos e lidera com folga. O Paris Saint-Germain e o Atlético de Madrid vêm logo atrás, com três pontos cada, enquanto o Seattle Sounders, já eliminado, não pontuou. Às 16h, o time carioca enfrenta o Atlético e pode até perder por até dois gols de diferença que ainda avança.
Só uma derrota por três gols ou mais tira a equipe da próxima fase. No mesmo horário, PSG e Seattle se enfrentam, mas mesmo que os franceses vençam, não ultrapassam o Botafogo, já que foram derrotados pelos alvinegros no confronto direto, primeiro critério de desempate.
Leia também: Entenda o protocolo que paralisa jogos da Copa do Mundo de Clubes por condições climáticas severas
Palmeiras
No Grupo A, o equilíbrio é maior. Palmeiras e Inter Miami dividem a liderança, ambos com quatro pontos. Porto e Al Ahly somam apenas um ponto cada. Às 22h, o Verdão encara o time norte-americano, em confronto direto pela vaga. O empate classifica os dois times. Caso perca, o Palmeiras ainda pode avançar, mas depende de um empate entre Porto e Al Ahly, que jogam no mesmo horário.
Flamengo e Fluminense
Outros dois brasileiros também vivem bons momentos no torneio. O Flamengo lidera o Grupo D com 100% de aproveitamento e já está classificado, mesmo que perca para o Los Angeles FC na terça-feira (24). Já o Fluminense decide a liderança do Grupo F na quarta (25), contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Invencibilidade brasileira
A campanha das equipes brasileiras até aqui é impecável. Todos lideram seus grupos e seguem invictos, mesmo diante de adversários europeus tradicionais. Além do desempenho esportivo, o Mundial representa uma importante vitrine internacional e uma oportunidade de receita significativa: apenas pela participação, cada equipe brasileira já garantiu R$ 90 milhões em premiação.