O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
CULTURA E CRIATIVIDADE

Moda e cinema se encontram na 11ª edição do Estácio Fashion

Desfile promovido por estudantes traz 37 coleções inspiradas em filmes e séries; entrada é gratuita mediante doação de alimento

Luana Avelarpor Luana Avelar em 24 de junho de 2025
IMG 20250624 WA0049

O universo da moda vai ocupar o Espaço de Convivência do Shopping Estação Goiânia nesta terça-feira (24), às 19h, com a 11ª edição do Estácio Fashion. Inspirado pelo cinema, o desfile apresenta 37 looks criados por estudantes da disciplina de Desenvolvimento de Coleção do curso de Moda da Estácio. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Cada proposta apresentada no evento busca traduzir para o vestuário o impacto visual e narrativo de filmes e séries que marcaram os alunos. A conexão entre figurino e identidade cultural foi o ponto de partida para as criações, que envolvem pesquisa estética, experimentações têxteis e críticas sociais.

A estudante Lailma Quirino, de 48 anos, escolheu a comédia As Branquelas (2004) como referência. Com experiência em costura, ela enfrentou o desafio de incorporar ferramentas digitais ao processo criativo. Sua peça mistura sensualidade e elegância em uma proposta que integra o passado artesanal à tecnologia atual. “Para mim, moda sempre foi papel, tecido e máquina. Agora, descobri aplicativos e novas formas de desenhar”, relata.

Já Isabela Teixeira buscou inspiração na série Como Defender um Assassino (2014) para propor uma coleção que vai além da estética. A aluna utiliza formas e tecidos para abordar a distorção da justiça, com o objetivo de provocar reflexões sociais. “Mais do que beleza, o que a sociedade pede é justiça”, afirma.

Fhilipe Simeone mergulhou no universo de O Rei do Show (2017) para desenvolver uma peça que une cores vibrantes, listras e poás em referência ao circo. Com ajuda da mãe e da avó, ambas costureiras, ele confeccionou seu modelo trazendo à passarela a magia do espetáculo. “Fiquei muito feliz com o resultado”, destaca.

Também parte do desfile, Willian Rodrigues escolheu o longa As Bandidas (2004) como fio condutor de sua criação. Ao unir tecidos como jeans, couro, cetim e modelagens volumosas, ele mistura a estética western ao estilo contemporâneo. “Quis trazer a sensualidade e o refinamento da mulher atual, sem perder a força de suas origens”, explica.

Para o professor Edinaldo Araújo, o desfile propõe um diálogo entre a cultura audiovisual e a produção de moda autoral, além de promover solidariedade. “O cinema inspira cada aluno a trazer para o presente as imagens que os marcaram, conectando passado, identidade e criação”, observa.

Com edições anteriores voltadas para temas como sustentabilidade e tendências urbanas, o Estácio Fashion se firma como espaço de formação e expressão coletiva. Ao unir pesquisa, técnica e propósito, o evento valoriza a moda como campo artístico e ferramenta de crítica e inclusão.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também