quinta-feira, 27 de agosto de 2026
TRAGÉDIA

Brasileira Juliana Marins morre após queda em trilha na Indonésia

Jovem de 26 anos estava desaparecida desde sexta-feira (20) e foi localizada a 650 metros de profundidade no Monte Rinjani; família confirmou a informação

Thais Munizpor em
Juliana Marins
Brasileira Juliana Marins morreu após queda no Monte Rinjani, na Indonésia

A brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que estava desaparecida desde a última sexta-feira (20), morreu após cair durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. A informação foi confirmada pela família da jovem na manhã desta terça-feira (24), por meio de uma publicação nas redes sociais.

Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Juliana Marins fazia um mochilão pela Ásia e participava de uma expedição turística no vulcão localizado na ilha de Lombok quando o acidente aconteceu. Segundo os relatos, ela tropeçou e escorregou durante a trilha, caindo cerca de 300 metros abaixo do caminho principal. Ao longo dos últimos quatro dias, equipes de resgate da Indonésia tentaram alcançar o local onde ela estava, mas enfrentaram dificuldades devido ao terreno acidentado, à profundidade e às condições climáticas desfavoráveis.

Dificuldades na operação de resgate

A confirmação da morte veio após o quarto dia de buscas. Antes disso, o Ministério do Turismo da Indonésia havia informado que Juliana estava em estado terminal, conforme avaliação das equipes de resgate que se aproximaram do local na segunda-feira (23).

As equipes de busca montaram um acampamento móvel entre o topo da trilha e o ponto onde Juliana foi vista pela última vez. A estratégia visava permitir que os socorristas continuassem as operações assim que as condições climáticas melhorassem, evitando o deslocamento de volta ao início da trilha a cada dia.

A Administração do Parque Nacional de Rinjani informou que os socorristas chegaram a cerca de 400 metros abaixo do ponto da queda original, perto de um desfiladeiro considerado de altíssima dificuldade de acesso. De acordo com a Agência Nacional de Resgate da Indonésia (Basarnas), o uso de helicópteros foi inviabilizado por conta da forte neblina na região.

O trecho da trilha foi fechado para turistas durante os trabalhos de resgate. No entanto, a decisão só foi tomada após três dias do acidente, quando o acesso de visitantes pelo local foi interrompido para facilitar a operação.

Segundo o governo local, a demora no resgate se deu pelas dificuldades de acesso à área. Testemunhas levaram cerca de oito horas para conseguir avisar as autoridades sobre o acidente. Desde então, diversas tentativas de resgate utilizando cordas e macas foram realizadas, mas sem sucesso.

Juliana Marins
Juliana Marins, que sofreu uma queda em um penhasco durante trilha no Monte Rinjani, não resistiu aos ferimentos, confirmam familiares

Repercussão e denúncias da família

Desde o acidente, familiares de Juliana acompanharam a situação a partir do Brasil. Mariana Marins, irmã da vítima, relatou em entrevistas que a família recebia informações e imagens enviadas por turistas que estavam na região, entre eles um grupo de espanhóis que encontrou Juliana três horas após a queda.

A irmã criticou a atuação da empresa de turismo responsável pela expedição, afirmando que houve desencontro de informações. Segundo ela, a empresa teria mentido ao dizer que o resgate já havia sido feito, quando na verdade a jovem continuava no local à espera de socorro.

Além das dificuldades enfrentadas durante a operação de resgate, a família denunciou a criação de campanhas falsas de arrecadação de dinheiro em nome de Juliana. Em comunicado divulgado nas redes sociais, os parentes alertaram a população que não haviam criado perfis para pedir doações. “Esses perfis são fake. Denunciem”, escreveram.

O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e mobilizou internautas em campanhas de apoio à família. Até o momento, a Administração do Parque Nacional de Rinjani e a Basarnas ainda não divulgaram detalhes sobre os procedimentos para a retirada do corpo de Juliana do local.

De acordo com o G1 e o UOL, a última atualização feita pela família antes da confirmação da morte apontava que a equipe de resgate tinha conseguido chegar ao ponto exato onde Juliana estava, mas que o estado de saúde dela já era crítico. A morte foi confirmada na manhã desta terça-feira (24), com uma publicação no perfil oficial criado para atualizar informações sobre o caso.

Contexto do acidente

Juliana Marins estava em viagem pela Ásia desde fevereiro deste ano. A trilha no Monte Rinjani, onde ocorreu o acidente, é considerada uma das mais desafiadoras da Indonésia e atrai turistas de diversos países. O local, que já foi palco de outros acidentes com visitantes, é conhecido pela inclinação acentuada e pelas condições climáticas instáveis.

A publicitária escorregou durante a caminhada e ficou imobilizada no desfiladeiro. Informações iniciais apontaram que ela teria sido resgatada logo após a queda, mas a própria família desmentiu essa versão.

As autoridades indonésias seguem com as operações para a retirada do corpo da jovem.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brasileira Indonésia Juliana Marins morre Morte resgate trilha

Veja também

Palmeiras abre vantagem, e Vasco vence na ida das quartas da Copa do Brasil; confira os resultados

Futebol Brasileiro

Palmeiras abre vantagem, e Vasco vence na ida das quartas da Copa do Brasil; confira os resultados

Resultados dos jogos de ida deixam paulistas em situação confortável e mantêm equilíbrio entre ...
“Miraculous® Ladybug: O Show Musical” chega a Goiânia como parte de sua turnê nacional pelo Brasil

publieditorial

“Miraculous® Ladybug: O Show Musical” chega a Goiânia como parte de sua turnê nacional pelo Brasil

Após passar por Natal, Fortaleza e Brasília, a produção baseada na premiada série de TV Miracul...
Acusado de matar cozinheira em acidente em Goiânia vai a júri popular quase dois anos após o crime

Justiça

Acusado de matar cozinheira em acidente em Goiânia vai a júri popular quase dois anos após o crime

Homem é acusado de homicídio e tentativa de homicídio com dolo eventual após acidente que matou ...
Prefeitura de Goiânia muda trânsito em frente ao HUGOL, mas motoristas questionam solução

Trânsito da capital

Prefeitura de Goiânia muda trânsito em frente ao HUGOL, mas motoristas questionam solução

Intervenção da Prefeitura prevê fim da rotatória, novos acessos e retornos mais longos; motorist...
Goiás sob calor e seca: 209 cidades entram em alerta para queimadas

calor

Goiás sob calor e seca: 209 cidades entram em alerta para queimadas

Estiagem passa de 70 dias em cinco regiões, enquanto temperatura pode chegar a 39°C e umidade cair...
Goiânia chega aos 34°C mesmo com céu encoberto nesta quinta (27)

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia chega aos 34°C mesmo com céu encoberto nesta quinta (27)

Capital terá muitas nuvens ao longo do dia, mas temperatura permanece elevada e umidade pode cair p...
Incêndio

Meio ambiente

Incêndios já atingem mais de 117 mil hectares em parques de Goiás

Fogo avançou sobre áreas de Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Serra Dourada, enquanto estiagem ...
PM do Piauí abre 1.001 oportunidades e salário chega a R$ 9,7 mil

Concurso Público

PM do Piauí abre 1.001 oportunidades e salário chega a R$ 9,7 mil

As inscrições seguem até 4 de setembro e as provas estão previstas para 6 de dezembro