O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Vacinação

Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação antes das férias e festas tradicionais

Vacinas contra febre amarela, gripe, covid-19 e tétano são essenciais para quem vai viajar a destinos turísticos dentro ou fora do país. Imunização deve ser feita com pelo menos duas semanas de antecedência

Anna Salgadopor Anna Salgado em 24 de junho de 2025
Vacinas contra febre amarela, gripe, covid-19 e tétano são essenciais para quem vai viajar a destinos turísticos dentro ou fora do país. Imunização deve ser feita com pelo menos duas semanas de antecedência
Foto: SES/GO

Com a chegada do período de férias, da Temporada do Araguaia 2025 e da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade, aumenta a circulação de pessoas em Goiás, elevando o risco de contágio por doenças transmissíveis. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) reforça o chamado para que moradores e turistas atualizem seu cartão de vacinação antes de viajar.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, orienta que a vacinação faça parte dos preparativos de viagem. “Assim como planejamos o roteiro e as malas, devemos dedicar um tempo para levar toda a família à unidade de saúde mais próxima e garantir que todas as vacinas estejam em dia. O ideal é fazer isso pelo menos duas semanas antes do deslocamento, pois é o tempo que o organismo leva para desenvolver a proteção. Mas se não for possível, a vacina deve ser aplicada mesmo assim. O fundamental é priorizar a imunização”, destaca.

Quem vai viajar para o exterior deve ficar atento à necessidade do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que atesta a imunização contra doenças como a febre amarela. O documento é exigido para entrada em cerca de 120 países que mantêm acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A solicitação pode ser feita online, inclusive pelo Portal Expresso Goiás , com prazo de emissão de até cinco dias.

Além das vacinas, a SES/GO recomenda cuidados extras, como o uso de repelente para prevenção da dengue, manter-se hidratado e alimentar-se bem. Antes de viajar por longos períodos, é importante vistoriar a casa para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, como água parada em recipientes, caixas d’água, piscinas e vasos sanitários sem uso.

A proteção contra o tétano também merece atenção, especialmente para quem planeja atividades em áreas rurais, como pescarias, acampamentos ou visitas a fazendas. O esquema vacinal deve estar atualizado, com reforço a cada 10 anos, podendo ser antecipado em situações de ferimentos graves ou gestação. A vacina está disponível gratuitamente na rede pública e não apresenta contraindicações.

Leia mais: Goiás amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP

Dados da cobertura vacinal

Segundo os dados mais recentes, a cobertura vacinal contra febre amarela em crianças menores de um ano alcançou 71,21% em 2024, subindo para 82,7% neste ano. Por outro lado, a imunização contra covid-19 para essa faixa etária permanece baixa, com 1,53% em 2024 e 1,45% em 2025, evidenciando a necessidade de ampliar a vacinação.

A vacinação contra influenza, destinada aos grupos prioritários, teve cobertura de 48,74% em 2024 e caiu para 35,87% em 2025. A Pentavalente (protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B e hepatite B) alcançou 83,09% em 2024 e 85,02% em 2025, ainda abaixo da meta de 95%. Adultos devem manter a dose de reforço da vacina dT/Dupla Adulto a cada 10 anos para garantir proteção.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também