O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Série B

Goiás prepara recurso ao STJD para anular jogo contra o Athletic por erro de direito

Clube alega descumprimento do protocolo do VAR em expulsão de Adriel e cita artigo 84 do CBJD

Davih Lacerdapor Davih Lacerda em 25 de junho de 2025
Goiás
Erro na anulação da expulsão leva Goiás a pedir impugnação da partida | Foto: Divulgação/GEC

O Goiás deve recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com um pedido de impugnação da partida contra o Athletic, disputada na última segunda-feira (23), pela Série B do Campeonato Brasileiro. O clube alega que houve um erro de direito na aplicação do protocolo do árbitro de vídeo (VAR), o que, segundo a diretoria, influenciou diretamente no resultado da partida, encerrada com derrota esmeraldina por 2 a 1. A informação é do repórter André Rodrigues, da Rádio BandNews.

A principal reclamação da equipe se refere à anulação da expulsão do goleiro Adriel, do Athletic, aos 12 minutos do segundo tempo. O arqueiro havia recebido o segundo cartão amarelo e, portanto, seria expulso de forma automática. No entanto, o árbitro da partida, Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ), foi chamado ao VAR, comandado por Phillip George Bennett (RJ), e após a revisão, decidiu cancelar o segundo cartão amarelo, atitude que contraria as diretrizes da arbitragem.

O que diz o protocolo do VAR

De acordo com o protocolo do VAR, é permitido revisar apenas quatro tipos de lances: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e erros de identificação de atletas. Revisões sobre cartões amarelos, mesmo que resultem em expulsão por acúmulo, não estão contempladas nesse escopo. Assim, na visão do clube, houve violação clara do regulamento, configurando um erro de direito.

Goiás
Alexandre Vargas Tavares de Jesus, árbitro da partida | Foto: Divulgação/Ferj

Leia também: Andrino define principal alvo do Goiás para a próxima janela

Com base no artigo 84 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Goiás sustenta que a falha na aplicação da regra comprometeu o resultado da partida. O artigo estabelece que um jogo pode ser anulado se for comprovado um erro de direito com relevância suficiente para influenciar o placar final. “Se a infração às regras do jogo tiver o potencial de modificar o resultado, é possível pedir a impugnação”, afirma o parágrafo 1º do artigo.

No momento do lance, a partida estava empatada em 1 a 1. Caso o goleiro Adriel fosse corretamente expulso, o Verdão jogaria em vantagem numérica até o fim, o que, segundo o clube, poderia ter mudado o rumo do confronto. No fim, o Athletic marcou o gol da vitória já com o time completo em campo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também