Ipasgo anuncia aumenta no valor pago por consultas e recontratualização da rede credenciada a partir de julho
O último reajuste nos valores de consulta havia sido implementado em setembro de 2022
O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo Saúde) anunciou, na noite desta quarta-feira (26/6), um novo reajuste nos valores pagos pelas consultas médicas, além do início do processo de recontratualização da rede credenciada. A medida, comunicada durante uma plenária na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), entra em vigor no dia 1º de julho e segue as diretrizes da Resolução Normativa nº 503 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O novo modelo prevê reajustes que variam entre 17% e 100%, conforme a especialidade. Em alguns casos, o aumento chega a 146,2%, como nas áreas de Psiquiatria, Geriatria, Alergia e Imunologia, e Nefrologia — especialidades que, segundo o instituto, enfrentam maior escassez de profissionais. A consulta geral, por exemplo, terá aumento de 30,8% quando realizada sem agendamento e de 17,6% com agendamento. As subespecialidades pediátricas passarão a ter valores entre R$ 170 e R$ 250 por atendimento.
Os novos valores serão aplicados apenas aos prestadores que aderirem à recontratualização. Segundo o Ipasgo, a reformulação contratual também inclui a reorganização do sistema de agendamento eletrônico, que hoje já responde por 67% das consultas eletivas e permite maior previsibilidade de agenda e melhor remuneração.
Leia também: TJ suspende embargo do Aterro Sanitário público a pedido da Prefeitura de Aparecida
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
Durante o anúncio, o presidente do Ipasgo, Bruno D’Abadia, afirmou que a atualização da tabela e o novo processo contratual representam um esforço conjunto para valorizar os médicos e assegurar a sustentabilidade do plano. “Estamos resolvendo pendências antigas, inclusive do ano passado, e atuando com boa fé para alcançar soluções sustentáveis. Já resolvemos questões dos meses 6, 8 e 9 de 2024 e vamos seguir buscando os prestadores que ainda não enviaram os arquivos”, destacou.
D’Abadia também destacou a abertura de novos editais de credenciamento regionalizado como parte da estratégia de reestruturação. “Podemos abrir por exemplo um credenciamento de cardiologia no nordeste goiano e cirurgia de cabeça e pescoço em Goiânia. Não será aberto para todos, mas de acordo com a necessidade”, esclareceu.
O último reajuste nos valores de consulta havia sido implementado em setembro de 2022. De acordo com o instituto, os estudos para atualização das tabelas de outros profissionais de saúde, como dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, estão em fase final e serão divulgados em breve.
Próximos passos
O cronograma do Ipasgo prevê que os contratos estejam prontos até 27 de junho, com envio digital para assinatura a partir de 1º de julho. A instituição recomenda que os prestadores verifiquem seus e-mails cadastrados no Portal do Prestador e utilizem a assinatura digital para concluir o processo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 0800 333 1212 ou pelo canal Fale Conosco disponível no site do instituto.