Greve dos motoristas suspende circulação de ônibus em Anápolis
Categoria cobra reajuste salarial e benefícios; terminal urbano amanheceu fechado e não há previsão para retomada dos serviços.
Uma paralisação total dos trabalhadores do transporte coletivo surpreendeu os usuários de Anápolis na manhã desta segunda-feira (30). Os ônibus deixaram de circular e os portões do Terminal Urbano da cidade foram fechados logo no início do dia. A greve, iniciada pelos funcionários da empresa URBAN – Mobilidade Urbana Anápolis, foi motivada pela falta de avanço nas negociações salariais.
Os trabalhadores reivindicam reajuste de 10% com data-base retroativa a 1º de junho, reposição salarial de 20% e aumento de 15% no valor do ticket alimentação. Segundo representantes do movimento, as tratativas com a empresa estão travadas há meses e a defasagem salarial já compromete o sustento das famílias.
Procurados pela reportagem do O Hoje, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Município Anápolis (Sittra), informou que não há previsão para o fim da paralisação. A greve só deve terminar quando houver uma proposta formal apresentada e discutida com a categoria.
A mobilização atinge todas as garagens da cidade e, até o momento, nenhum ônibus circula. Usuários do transporte coletivo precisaram buscar alternativas como carros de aplicativo, veículos próprios ou ajuda de familiares para se locomover.
A empresa URBAN informou, por meio de nota, que está buscando diálogo com o sindicato para que os serviços sejam restabelecidos. Afirmou ainda que, legalmente, qualquer reajuste à categoria depende de providências por parte da Prefeitura de Anápolis, a quem notificou desde o início do mês. A empresa também ressaltou que o direito de greve precisa respeitar exigências como aviso-prévio à população e garantia de serviços mínimos.
Ainda nesta segunda-feira, uma reunião entre a prefeitura, a empresa e o sindicato pode ser marcada para tentar solucionar o impasse.
Leia mais: Homem é executado a tiros em Aparecida de Goiânia