sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Saúde

Goiânia retoma cirurgias cardíacas infantis pelo sus

Em conjunto com o Hospital da Criança, medida prevê reduzir fila de espera para consultas e cirurgias pediátricas reprimidas no sistema desde 2023

Maria Eduarda Leãopor em
Mabel anuncia retomada de cirurgias cardíacas infantis pelo SUS em Goiânia
| Foto: SMS

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta segunda-feira (30) a retomada das cirurgias cardiopediátricas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Hospital da Criança. A medida vai beneficiar, inicialmente, 15 crianças por mês, com a realização de procedimentos para correção das quatro cardiopatias congênitas mais comuns: Tetralogia de Fallot, Comunicação Interatrial, Comunicação Interventricular e Defeito do Septo Atrioventricular.

O serviço havia sido interrompido em 2023, em razão da descontinuidade dos repasses financeiros pela gestão anterior, o que resultou na suspensão das cirurgias e no acúmulo de demanda reprimida. Atualmente, cerca de 180 crianças aguardam por consulta especializada em cardiopediatria na rede municipal. Durante o anúncio, Mabel destacou o compromisso da atual gestão com a reconstrução dos serviços de saúde e o cuidado integral à infância, por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde.

Leia também: TJ suspende embargo do Aterro Sanitário público a pedido da Prefeitura de Aparecida
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp

“Nós estamos trabalhando firmes para poder cumprir esses compromissos. Serão 15 procedimentos cirúrgicos ofertados mensalmente para crianças e adolescentes com cardiopatias congênitas. A parceria com o Hospital da Criança prevê ainda a realização de todas as consultas e exames do pré e pós-operatório na própria instituição, garantindo um acompanhamento completo e humanizado. Então, nós esperamos que, nesses próximos 12 meses, possamos dar vazão a essa fila, uma vez que ela estava parada há cerca de dois anos”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, também reforçou a importância da medida, especialmente em relação ao diagnóstico precoce e à agilidade no tratamento. “É uma fila que está parada desde 2023, e é bem possível que existam outras crianças que também precisam de um tratamento completo e digno. O diagnóstico precoce das cardiopatias e o acesso à intervenção cirúrgica no tempo correto aumentam de forma muito significativa as chances de sobrevivência e a qualidade de vida das crianças. Corrigir o problema no momento adequado evita complicações que podem comprometer o desenvolvimento físico e neurológico dos pequenos”, pontuou Pellizzer.

“Nós retomamos esse serviço dentro de um programa de valorização do Ministério da Saúde, juntamente com a gestão do município. Inicialmente, vamos oferecer essas 15 vagas, mas que podem aumentar futuramente, adequando fluxos e linhas de atendimento para que possamos abranger mais crianças”, destacou a diretora clínica do Hospital da Criança, Paula Pires de Souza. “Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, eu tenho plena confiança que essa parceria da Prefeitura com o Hospital da Criança só vai fazer a saúde melhorar”, disse o vereador, Dr Gustavo Gomides.

Balanço da saúde
O prefeito Sandro Mabel fez, durante a coletiva de imprensa, um balanço do primeiro semestre na área da saúde, destacando ainda os principais desafios para o ano de 2025. “Nós reforçamos o estoque de medicamentos em todas as nossas unidades de saúde e estamos partindo para os postos de saúde, que também estão recebendo insumos, medicamentos, reforço nas equipes de trabalho, cumprindo escalas de médico, mantendo-as em dia. Estamos, ainda, com serviço pediátrico em 13 unidades de saúde funcionando 24h, 7 dias por semana”, destacou Mabel.

Preocupado com a cobertura vacinal, o prefeito reforçou que 80 salas de vacinas estão funcionando. “Nós estamos ampliando a cobertura vacinal, pois nós precisamos proteger a nossa população. Hoje, abrangemos a vacinação nas escolas municipais e também nas unidades estaduais. Quando você se vacina hoje, você evita a doença no futuro. Então, nós temos trabalhado muito para evitar que a síndrome respiratória aguda piore. Nós somos uma rede só. Volto a pedir que as pessoas se vacinem. Procurem nossas salas de vacinas para se protegerem. Não custa nada, é de graça”, reforçou. Para se vacinar, a população pode acessar a lista de salas de vacina e os horários de funcionamento no site da Prefeitura de Goiânia, por meio do link https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

família

ROUBO A PROPRIEDADE RURAL

Suspeito morre em confronto com a PM após família ser mantida refém em Goiás

Crime durou mais de quatro horas e terminou com apreensão de arma e recuperação de joia roubada
Alta de síndromes respiratórias faz Anápolis lançar mutirão de vacinação em praças

vacinação no DF

DF amplia vacinação e pode superar 3 milhões de doses aplicadas em 2026

Rede de saúde aplicou 1,87 milhão de doses nos sete primeiros meses do ano e aposta em ações ext...
Operação em Jataí apreende eletrônicos em investigação sobre pornografia infantil

Infantojuvenil

Operação em Jataí apreende eletrônicos em investigação sobre pornografia infantil

Ação conjunta do MP-GO e da Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão e recolheu mais d...
Operação

PANDA REVERSO

Operação mira grupo suspeito de sonegar mais de R$ 743 milhões em Goiás

Força-tarefa cumpriu mandados de prisão e busca em Goiânia e Mossâmedes durante investigação c...
Canetas emagrecedoras serão oferecidas pelo SUS; veja o que já se sabe

SAÚDE

Canetas emagrecedoras serão oferecidas pelo SUS; veja o que já se sabe

Medicamentos serão destinados a pacientes com obesidade, mas critérios de acesso e data de início...
PCDF fecha casa de prostituição e apreende materiais em operação em Brasília

Prostituição

PCDF fecha casa de prostituição e apreende materiais em operação em Brasília

Investigação levou policiais a dois endereços, incluindo uma residência em Luziânia (GO); estab...
Falta de professores jovens no Brasil se repete no cenário goiano

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Falta de professores jovens no Brasil se repete no cenário goiano

Pesquisa do Instituto Semesp mostra que novos educadores somem da rede pública brasileira, enquanto...
Criança de 2 anos sobrevive após carro ser atingido por caminhão em rodovia de Goiás; 3 pessoas morreram

TRAGÉDIA NA GO-210

Criança de 2 anos sobrevive após carro ser atingido por caminhão em rodovia de Goiás; 3 pessoas morreram

Magno José Ferreira, Kauan Oliveira Alves e Hadryan Gabriel Sabará Silva estavam na Parati e morre...