O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 18 de julho de 2025
Infraestrutura

Prefeitura de Goiânia amplia Direita Livre para 72 pontos

Medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que motoristas realizem a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que respeitadas as normas de segurança viária

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 1 de julho de 2025
Prefeitura de Goiânia amplia Direita Livre para 72 pontos
| Foto: Alex Malheiros

Atualmente, já são 72 pontos com a Direita livre em funcionamento na capital. A medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que motoristas realizem a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que respeitadas as normas de segurança viária.

Secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu ressalta que a Direita Livre exige atenção e responsabilidade dos condutores. “Não é um sinal verde automático. É um benefício que depende do comportamento seguro e consciente dos condutores”, afirma. Ele reforça que a prioridade deve ser sempre a segurança dos mais vulneráveis no trânsito. “A regra básica continua, o maior protege o menor”, conclui.

O motorista Carlos Vizboré relata que percebeu redução no tempo de deslocamento diário desde que passou a utilizar os trechos com Direita Livre. “É um ganho de tempo para a gente. Só de não ficar parado em um sinaleiro apenas para fazer a conversão à direita melhora muito. No trajeto que faço, eu percebo que já tive um ganho de 15 minutos para chegar mais cedo em casa”, afirma.

Leia também: TJ suspende embargo do Aterro Sanitário público a pedido da Prefeitura de Aparecida
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp

Segundo o diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Luís Tiago Santos, a sinalização tem proporcionado melhorias significativas nos locais onde foi implantada. “Com as placas indicativas, o motorista que precisa apenas virar à direita pode seguir sem esperar o sinal abrir, desde que respeite os pedestres, ciclistas e outros veículos”, explica.

Ele também destaca os impactos positivos da medida. “A Direita Livre ajuda na diminuição de filas e do tempo de deslocamento, melhora a eficiência dos cruzamentos e reduz o consumo de combustível. Isso também tem reflexo ambiental, pois contribui para a redução da poluição do ar da cidade.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também