domingo, 18 de outubro de 2026
Cirurgia

Goiânia retoma cirurgias cardiopediátricas pelo SUS após dois anos de suspensão

Sandro Mabel anuncia retorno dos procedimentos infantis durante coletiva

Anna Salgadopor em
Sandro Mabel anuncia retorno dos procedimentos infantis durante coletiva
Foto: Divulgação / SMS

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta segunda-feira (30/6) o retorno das cirurgias cardiopediátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Hospital da Criança. A medida visa atender inicialmente 15 crianças por mês e reduzir a fila reprimida desde 2023, quando o serviço foi suspenso devido à descontinuidade dos repasses financeiros.

“Nós estamos trabalhando firmes para poder cumprir esses compromissos. Serão 15 procedimentos cirúrgicos ofertados mensalmente para crianças e adolescentes com cardiopatias congênitas. A parceria com o Hospital da Criança prevê ainda a realização de todas as consultas e exames do pré e pós-operatório na própria instituição, garantindo um acompanhamento completo e humanizado. Então, nós esperamos que, nesses próximos 12 meses, possamos dar vazão a essa fila, uma vez que ela estava parada há cerca de dois anos”, destacou o prefeito durante o anúncio.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, o diagnóstico precoce das cardiopatias e o acesso à cirurgia no tempo correto são fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência e a qualidade de vida das crianças. “É uma fila que está parada desde 2023, e é bem possível que existam outras crianças que também precisam de um tratamento completo e digno. O diagnóstico precoce das cardiopatias e o acesso à intervenção cirúrgica no tempo correto aumentam de forma muito significativa as chances de sobrevivência e a qualidade de vida das crianças. Corrigir o problema no momento adequado evita complicações que podem comprometer o desenvolvimento físico e neurológico dos pequenos”, explicou Pellizzer.

A diretora clínica do Hospital da Criança, Paula Pires de Souza, ressaltou que a retomada do serviço ocorre dentro de um programa de valorização do Ministério da Saúde, em conjunto com a gestão municipal. “Nós retomamos esse serviço dentro de um programa de valorização do Ministério da Saúde, juntamente com a gestão do município. Inicialmente, vamos oferecer essas 15 vagas, mas que podem aumentar futuramente, adequando fluxos e linhas de atendimento para que possamos abranger mais crianças”, afirmou.

Além da retomada das cirurgias, o prefeito fez um balanço das ações da saúde no município no primeiro semestre. “Nós reforçamos o estoque de medicamentos em todas as nossas unidades de saúde e estamos partindo para os postos de saúde, que também estão recebendo insumos, medicamentos, reforço nas equipes de trabalho, cumprindo escalas de médico, mantendo-as em dia. Estamos, ainda, com serviço pediátrico em 13 unidades de saúde funcionando 24h, 7 dias por semana”, detalhou Mabel.

Com o serviço retomado, a expectativa é de que o atendimento às crianças com cardiopatias seja ampliado e que a fila represada desde 2023 seja reduzida ao longo do próximo ano, garantindo mais qualidade de vida e cuidado humanizado a essa parcela da população infantil.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Médica goiana com 50% do corpo queimado após explosão de lancha fala sobre acidente

RECUPERAÇÃO

Médica goiana com 50% do corpo queimado após explosão de lancha fala sobre acidente

Maize Oliveira passou por oito cirurgias após explosão no Lago Paranoá, em Brasília. Mesmo ferid...
Goiana entra na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes

AGRONEGÓCIO

Goiana entra na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes

Presidente do Sindicato Rural de Porangatu, pecuarista administra fazenda com cerca de 3 mil bovinos...
Trânsito em Goiânia

Trânsito

Goiânia implanta primeira esquerda livre e estuda ampliar modelo

Mudança começou a funcionar no Setor Bueno e busca reduzir filas; prefeitura vai avaliar outros cr...
Setor Central guarda história de Goiânia em meio a mudanças urbanas

memória goiana

Setor Central guarda história de Goiânia em meio a mudanças urbanas

Primeiro núcleo da Capital, região reúne patrimônio Art Déco e edifícios históricos, mas enfr...
GO-070

Trânsito

GO-070 terá bloqueios na madrugada de domingo (18) para instalação de passarela

Interdições ocorrerão das 0h às 8h, no km 5 da rodovia, em Goiânia; motoristas deverão utiliza...
MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

INVESTIGAÇÃO

MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

Ações ocorreram em 8 e 15 de outubro e miram grupos suspeitos de fraudar licitações e dispensas ...
Goiás tem previsão de temperaturas de até 39°C e chuva isolada neste domingo

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá sábado (17) de até 32°C e pancadas de chuva à tarde

Mínima prevista é de 19°C; manhã terá muitas nuvens, e a noite também apresenta possibilidade ...
Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Mistério

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Vítima, de aproximadamente 30 anos, foi localizada submersa a cerca de três metros de profundidade...