segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Meningite

Vacinação: mudança nas doses da vacina de Meningite

Entenda como vai funcionar

Marina Moreirapor Marina Moreira em
Vacinação: mudança nas doses da vacina de Meningite
Medida visa ampliar proteção infantil contra as meningites e infecções pelas bactérias dos sorogrupos A, C, W e Y.

Crianças com 12 meses já podem receber a dose ACWY como reforço dentro do esquema vacinal contra a meningite. O imunizante protege contra os sorogrupos A, C, W e Y e é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Até então, o reforço nessa faixa etária era feito com a meningocócica C. A vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, de acordo com o histórico vacinal. 

Agora, será ampliada para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço. Isso está previsto na Nota Técnica nº 77/2025, que dispõe detalhes dos esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina. 

Com a mudança, o esquema completo contra a meningite, na rede pública, passa a ser da seguinte forma: duas doses da meningocócica C aplicadas aos 3 e aos 5 meses; e um reforço com a ACWY aos 12 meses. Entre os 11 e os 14 anos, o ideal é que a ACWY também seja aplicada – em dose única ou como um novo reforço, conforme o histórico vacinal. 

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as crianças que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber como reforço a ACWY. 

Panorama da infecção

Em 2025, até o momento, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite. 

Sobre a doença

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão. 

Sobre a vacina

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a ACWY é uma vacina inativada e, portanto, não tem como causar a doença. A única contraindicação listada pela entidade é para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

Leia também: Reforço da vacina contra meningite para bebês em Goiás terá proteção ampliada

Fique por dentro: Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Flamengo vence o Cruzeiro no Maracanã pelo Brasileiro.Flamengo 2 x 0 CruzeiroFotos - @dhavidnor

copa libertadores

Cruzeiro x Flamengo: escalações, horário e onde assistir

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (12), no Mineirão, pelo jogo de ida das oitavas de final da...
Leonardo revela qual dos seis filhos mais liga para ele: "Esse aqui é o único"

É AMOR DEMAIS!

Leonardo revela qual dos seis filhos mais liga para ele: “Esse aqui é o único”

Durante apresentação ao lado de Pedro Leonardo, cantor elogiou o primogênito e brincou sobre a fa...
Goiânia terá calor de 33°C e umidade de deserto

clima quente

Goiás tem alerta para calor de até 39°C nesta segunda

O Cimehgo prevê temperaturas elevadas, umidade do ar em torno de 20% e risco crítico para incêndi...
Caturaí Luiz Carlos Sousa

LUTO

Morre aos 61 anos o ex-prefeito de Caturaí Luiz Carlos Sousa

x-prefeito, ex-vereador e atual secretário municipal de Saúde de Caturaí, Luiz Carlos Sousa morre...
horóscopo

astros

Horóscopo de hoje: domingo (9) favorece diálogo, organização e fortalecimento dos relacionamentos

As previsões astrológicas indicam um dia propício para conversas importantes, planejamento financ...
Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

"Hipocrisia tem limite"

Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

Candidato do PSD afirma que indicação do deputado entrega "contradição, denúncias e embates jur...
marginal botafogo

marginal

Obra para conter alagamentos na Marginal Botafogo, em Goiânia, esbarra em entraves técnicos

Prefeitura de Goiânia projeta uma bacia de contenção de 18.360 metros quadrados e capacidade para...
Regras para cabos eleitorais exigem mais planejamento nas campanhas

Eleições 2026

Regras para cabos eleitorais exigem mais planejamento nas campanhas

Limites para contratação de equipes foram atualizados pelo TSE e exigirão maior controle dos cand...