O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de julho de 2025
Aceno ao Parlamento

Lula defende harmonia com Congresso e projeta vitória em 2026

Presidente destaca parceria com parlamentares e aposta em quarto mandato

Thiago Borgespor Thiago Borges em 4 de julho de 2025
Lula defende harmonia com Congresso e projeta vitória em 2026
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva louvou, na última sexta-feira (4), a relação com o Congresso Nacional, afirmando que 99% dos projetos enviados foram aprovados — resultado inédito e que, segundo o chefe do Executivo, merece “muita gratidão”.

Durante evento da Petrobras em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o presidente afirmou que divergências são benéficas porque são resolvidas na mesa de negociação. Lula previu que, se tudo se mantiver como ele pensa, “este país terá, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes” ― referência à sua possível reeleição em 2026.

No entanto, o petista reconheceu os conflitos recentes com os deputados e senadores, como a disputa pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A questão foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que na figura do ministro Alexandre de Moraes, suspendeu tanto o decreto de Lula, quanto a decisão do Legislativo, e convocou uma audiência de conciliação com representantes de ambos Poderes. 

Leia mais: Lira questiona legitimidade do STF em decisões sobre orçamento

Questionado sobre os impasses, o chefe do Executivo reafirmou que divergências existem e servem, mas que o governo e o Congresso têm mantido um canal aberto. Ele elogiou a prática democrática do debate e previu que, com essa sintonia, será possível “reeleito em 2026”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também