Morre mãe de Pedro Bial um dia após ela completar 101 anos
Psicanalista Susanne Bial imigrou da Alemanha para o Brasil em 1934

O jornalista Pedro Bial comunicou nesta sexta-feira (5) a morte da mãe, Susanne Bial, um dia após ela completar 101 anos de vida. Em publicação nas redes sociais, Bial escreveu: “Uma vida vividíssima, de muita luta, muita alegria, muito prazer, encontro e escuta.” A causa da morte não foi divulgada pela família.
Mãe de Pedro Bial
Susanne Bial nasceu em Berlim, na Alemanha, em 1924. Em 1934, imigrou com a família para o Brasil, fugindo do regime nazista. No país, construiu carreira como psicanalista e tornou-se referência no meio intelectual. Casou-se com o publicitário Pedro Hans Israel Bial, que também veio ao Brasil em 1940. Juntos, tiveram três filhos: Pedro, Alberto e Irene.
A história de Susanne foi contada no documentário “Oma”, lançado em 2024 no Globoplay. O filme foi dirigido por José Bial, neto de Susanne, em homenagem ao centenário da avó. O registro reúne conversas entre ela e o neto e aborda temas como imigração, teatro, infância, ditadura, Holocausto, performance e memória familiar.

Mesmo longe dos holofotes, Susanne fez aparições públicas esporádicas. Em 2023, durante o programa Encontro, da TV Globo, homenageou o filho Pedro ao vivo, destacando o orgulho de ser sua mãe. “Desejo, meu filho querido, sucesso. Tenho certeza de que o melhor sempre será feito, como sempre foi seu desejo na vida”, declarou.
Diversas personalidades lamentaram a perda e prestaram condolências ao jornalista. Entre elas estão Angélica, Rita Batista, Luis Miranda e Beto Lee. A família ainda não divulgou informações sobre o velório ou homenagens póstumas.