domingo, 18 de outubro de 2026
Governança Global

Lula fala em “colapso sem paralelo” do multilateralismo e condena ações da Otan 

O chefe de Estado novamente polemizou e fez críticas às ações do governo de Israel em Gaza, chamando-as de “genocidas”. Também apontou para o fracasso das intervenções no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria 

Raunner Vinicius Soarespor em
Lula fala em “colapso sem paralelo” do multilateralismo e condena ações da Otan 
Lula: “No vazio dessas crises não solucionadas, o terrorismo encontrou terreno fértil” || Foto Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou em “colapso sem paralelo” do multilateralismo e condenou ações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O líder da esquerda também criticou as intervenções que classificou como “ilegais”, destacou o papel dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul) na paz global e pediu uma nova governança internacional. As declarações foram feitas durante a abertura da 17ª Cúpula, neste último domingo (6), no Rio de Janeiro, e reforçaram o posicionamento de Lula mais afastado dos valores e interesses do bloco ocidental. 

Em sua fala, o presidente alertou para o aumento do número de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial e criticou a recente decisão da Otan, que, segundo Lula: “Alimenta a corrida armamentista”. Além disso, o petista questionou ainda o desequilíbrio na alocação de recursos globais. “É mais fácil destinar 5% do PIB para gastos militares do que alocar os 0,7% prometidos para a assistência oficial ao desenvolvimento”, afirmou. 

Leia mais: Mabel se destempera e ironiza em situações de questionamento

O mandatário também apontou para o fracasso das intervenções no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria, ao classificá-las como desastrosas e com efeitos prolongados sobre a estabilidade no Oriente Médio, Norte da África e no Sahel. “No vazio dessas crises não solucionadas, o terrorismo encontrou terreno fértil”, pontuou Lula. 

Reforma profunda 

O presidente brasileiro argumentou sobre a necessidade de uma reforma profunda na governança global, denunciou o colapso do multilateralismo e criticou o papel atual da Organização das Nações Unidas (ONU) diante das guerras e crises que assolam o planeta. Lula destacou que esta é a quarta vez que o Brasil sedia uma cúpula dos Brics, mas alertou que o cenário atual é o mais adverso desde a criação do grupo.  

Segundo o presidente, a ONU, que completou 80 anos em junho, está testemunhando um “colapso sem paralelo” do multilateralismo. “O direito internacional se tornou letra morta, juntamente com a solução pacífica de controvérsias”, afirmou Lula.  

O chefe do Palácio do Planalto citou a Conferência de Bandung como referência histórica e relembrou que os países do Brics são herdeiros do movimento de nações não alinhadas. Lula também ressaltou que a autonomia dos países do Sul Global está em risco, com ameaças a avanços como os regimes internacionais de comércio e de clima. 

Lula polemizou 

O presidente Lula fez críticas às ações do governo de Israel em Gaza, chamando-as de genocidas. Ao mesmo tempo, condenou o terrorismo e afirmou que o Brasil repudia atentados como os da Caxemira e os ataques do Hamas. “Absolutamente nada justifica as ações terroristas perpetradas pelo Hamas. Mas não podemos permanecer indiferentes ao genocídio praticado por Israel em Gaza”, declarou. 

Lula também destacou a defesa brasileira pela integridade territorial do Irã e da Ucrânia e ressaltou o papel do grupo de amigos pela paz, criado por Brasil e China, para buscar uma saída negociada ao conflito ucraniano. 

Ao final do seu discurso, Lula afirmou que o Conselho de Segurança da ONU perdeu legitimidade e eficácia e pediu sua transformação com a inclusão de novos membros permanentes da Ásia, África, América Latina e Caribe. “Incluir novos membros permanentes […] é mais do que uma questão de justiça, é garantir a própria sobrevivência da ONU”, disse. O presidente também lembrou que essa é uma das prioridades da presidência brasileira do G20, que lançou um chamado à ação sobre a reforma da governança global. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Brics Lula onu presidente

Veja também

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...
Mulheres com PT

Esquerda

Mulheres fazem caminhada em Goiânia pela reeleição de Lula

Ato reuniu movimentos feministas, coletivos, artistas e parlamentares na Praça Cívica, com apresen...
Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Centrão discute mudança no sistema eleitoral após avanço do PL na Câmara

Partidos querem debater novas regras ainda em 2026; distrital misto e distritão estão entre os mod...
Papa Leãos XIV

Neste sábado (17)

Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia para tratar câncer de pulmão

Exames indicaram condições clínicas favoráveis para a saída do hospital; Vaticano mantém prepa...
Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

OPINIÃO

Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

Até Dilma fez mais pelo Estado do que o atual presidente em três mandatos e, se derrotar Flávio B...
Flávio Bolsonaro

Sabatina

Na Globo, Flávio promete salário mínimo acima da inflação e mandato único na Presidência

Durante sabatina, senador também defendeu cortes de gastos públicos, reforçou apoio ao fim da esc...