sexta-feira, 2 de outubro de 2026
Guerra comercial

Ao O HOJE, Mauro Rubem diz que Caiado age como “capacho dos EUA” após críticas ao governo Lula

Petista acusa governador de atacar o Brasil ao se alinhar a Trump e à retórica bolsonarista sobre taxação americana

Bruno Goulartpor em
Mauro Rubem diz que Caiado age como “capacho dos EUA” após críticas ao governo Lula
Petista criticou o governador, que comparou Lula ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Foto: montagem O HOJE

O deputado estadual Mauro Rubem (PT) criticou duramente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), nesta quinta-feira (10), após o goiano afirmar que o presidente Lula (PT) estaria repetindo a postura do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez ao confrontar publicamente os Estados Unidos. “O presidente Lula não está fazendo nada fora do script. Pelo contrário, segue à risca o que Hugo Chávez fez na Venezuela, ao afrontar gratuitamente o governo americano”, disse Caiado, ao comentar as sobretaxas anunciadas por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Para o governador, Lula adota uma retórica populista e “declaradamente antiamericana” que pode isolar o Brasil internacionalmente.

Mauro Rubem rebateu a declaração dizendo que Caiado se junta ao ex-presidente Bolsonaro (PL) e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como parte de um grupo que “explora o povo brasileiro” e serve aos interesses externos. “É um governador submisso aos interesses americanos contra o Brasil. Trump, que é um tresloucado, toma medidas eleitoreiras contra nosso país, e Caiado, em vez de defender a soberania, faz coro com ele. São todos capachos dos Estados Unidos”, disparou Rubem ao O HOJE. Ele também afirmou que Lula “honradamente tem defendido o país, tirado o povo da miséria e cuidado dos que mais precisam”.

Leia mais: Congresso reage a tarifas de Trump e promete defesa da economia brasileira

Rubem ainda classificou Caiado como um “candidato desesperado”, tentando se viabilizar para 2026. “Não sai dos 1,7% nas pesquisas. É uma mentira e uma vergonha para Goiás”, disse. Para o petista, as falas do governador revelam uma “sanha irracional pelo poder” e fazem parte de uma ofensiva conservadora contra o governo federal. Enquanto isso, Lula, segundo ele, “atua com responsabilidade, buscando proteger a economia e os mais vulneráveis”, diante do ataque comercial americano.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Lula mauro rubem Ronaldo Caiado tarifas

Veja também

Lula explica ausência no debate da Globo: “Pessoal começa a fazer gracinha”

Eleições 2026

Lula explica ausência no debate da Globo: “Pessoal começa a fazer gracinha”

No Flow, Lula diz por que não foi ao debate da Globo
‘Enquanto eu estiver vivo, vou trabalhar para que o fascismo não volte’, afirma Lula em podcast

Busca por reeleição

‘Enquanto eu estiver vivo, vou trabalhar para que o fascismo não volte’, afirma Lula em podcast

No Flow, Lula fala em combate ao fascismo e defende soberania brasileira
Caiado critica cancelamento do debate da Globo e fala em “atentado à democracia”

Eleições 2026

Caiado critica cancelamento do debate da Globo e fala em “atentado à democracia”

Caiado reage ao fim do debate da Globo: “Destruíram o processo eleitoral”
Debate da TV Globo

Desgaste para democracia

Decisões judiciais e desistências levam Globo a cancelar debate presidencial

A três dias do primeiro turno, emissora suspendeu último confronto entre os candidatos após mudan...
wilder morais

ELEIÇÕES 2026

Wilder Morais apresenta propostas para emprego e transporte no Entorno do DF

Candidato ao Governo de Goiás percorreu quatro municípios da região e defendeu polos industriais,...
datafolha

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Datafolha no DF: Celina tem 46%, Grass 22% e Belmonte 9%

Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1º) e ouviu 910 eleitores em diferentes regiões do ...
marconi

LUTO NA CAMPANHA

Marconi Perillo cancela agenda em Goiás após morte de empresário em acidente aéreo

Ebert Rodrigues Sousa morreu na queda de um avião de pequeno porte no Tocantins; empresário partic...
debate

ELEIÇÕES 2026

Logo após desistência de Flávio Bolsonaro, Globo cancela debate presidencial

Encontro estava marcado para esta quinta-feira (1º), mas mudanças na composição e decisões judi...