O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Tarifaço

Canadá entra na lista com mais 23 países tarifados por Trump com taxa de 35%

Trump anunciou uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses, e canadá se junta aos outros 23 países que foram tarifados essa semana

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 11 de julho de 2025
Canadá entra na lista dos 23 países tarifados por Trump com taxa de 35%
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Donald Trump, anunciou na última quinta-feira (10) uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses. A medida, válida a partir de 1º de agosto, amplia a lista de países que receberam notificações por manterem relações comerciais “desiguais” com os EUA, segundo o republicano. Em publicação na Truth Social, Trump atribuiu a nova sanção à crise do fentanil, que, para ele, é agravada “pelo fracasso do Canadá em impedir a entrada de drogas em nosso país”. O país, junto com o México, já vem enfrentando tais acusações de Trump há algum tempo.

Segundo o presidente, empresas canadenses podem escapar da taxação se transferirem sua produção para território americano. “De fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira – em outras palavras, em questão de semanas”, escreveu.

O Canadá foi o 23º país a receber uma carta tarifária desde segunda-feira. Na última quarta (9), Trump já havia incluído Sri Lanka, Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia, Brunei e Brasil. As alíquotas variam de 20% a 50%, e a mais alta foi atribuída ao Brasil. A menor, de 20%, recaiu sobre as Filipinas.

As novas tarifas se somam às já aplicadas a setores como aço, alumínio e automóveis — produtos de destaque nas exportações canadenses. Trump também afirmou que pretende enviar, em breve, uma carta semelhante à União Europeia. “Estou conversando com a UE que, como vocês sabem, abrange vários países, e também com o Canadá. Devemos enviar [as cartas] nas próximas horas”, declarou à rede americana NBC.

Ele ainda advertiu que países fora da lista devem enfrentar taxas de 15% a 20%, além das tarifas básicas de 10% em vigor desde abril.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também