Vice-presidente da RedeTV! cita “aparência africana” e é acusado de racismo
Vice da RedeTV! é alvo de críticas após fala sobre furto na Europa
O vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, 63, foi acusado de racismo após uma publicação nas redes sociais sobre um episódio de furto ocorrido em Barcelona, na Espanha. Segundo ele, o irmão de seu filho mais velho teria sido vítima de um assalto cometido, segundo suas palavras, “obviamente por um sujeito de aparência africana”.
Declaração do apresentador da RedeTV!
Na postagem, Marcelo relatou: “O irmão de meu filho mais velho acaba de ser assaltado em Barcelona. Obviamente, um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo”. A fala rapidamente repercutiu, provocando críticas e acusações de preconceito por parte de usuários da plataforma X (antigo Twitter).
Diante da repercussão, o empresário publicou uma nova mensagem. Ele escreveu: “É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking. Eita saco de gente chata”. Posteriormente, ele apagou as publicações.
A RedeTV! e Marcelo de Carvalho foram procurados para comentar o caso, mas não responderam até a conclusão desta reportagem.

Nas redes, seguidores questionaram o conteúdo das falas. Um internauta perguntou: “Ver um preto te incomoda, Marcelo?” O apresentador respondeu: “Não. Acho admirável qualquer pessoa vencer por seu próprio esforço. Seja preto, branco, amarelo, verde ou azul-marinho.”
Outro seguidor comentou uma publicação de elogio do empresário à atriz Dakota Johnson, questionando: “Se tivesse aparência africana, você não acharia linda e nem talentosa.” Marcelo respondeu: “Não seja ‘raciste’. Há morenas, mestiças e negras das mais lindas.”
O caso segue repercutindo entre usuários e veículos de mídia, e até o momento, não houve posicionamento oficial da emissora ou esclarecimento adicional do executivo.