O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Vitória no karatê

Goiano Davi Stival de 17 anos é Bicampeão Brasileiro de Karatê

O jovem competiu entre quase 500 atletas e trás para Goiás a vitória

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 16 de julho de 2025
WhatsApp Image 2025 07 16 at 11.47.52
Jovem karateca goiano, Davi Stival, ao lado de seu avô, Edwaldo Stival, após conquistar o título de bicampeão (Foto: Arquivo pessoal)

Com apenas 17 anos, o goiano Davi Stival, acaba de conquistar o título de bicampeão brasileiro de karatê. O Campeonato Nacional de Karatê-do Tradicional reuniu 498 atletas em Natal, no Rio Grande do Norte. Do total de atletas, 250 eram do Rio Grande do Norte, mas foi o goiano que conquistou a vitória. O jovem karateca competiu na categoria sub-17, kumite individual.

Leia mais: PC expõe sistema de golpe milionário de casal goiano

Ao todo, Davi acumula cinco títulos, mas essa foi a primeira vez que conquistou um seguido do outro. “Esse campeonato foi muito mais difícil que o passado, porque eu peguei os quatro melhores da categoria.”, relata o jovem atleta. 

WhatsApp Image 2025 07 16 at 11.51.19
Davi Stival (17 anos) leva Goiás para o pódio no Campeonato Nacional de Karatê-do Tradicional (Foto: Arquivo pessoal)

Conheça a história do jovem karateca

Davi faz parte da terceira geração de karatecas de sua família. Seu avô, Edwaldo Stival, é sensei do neto desde os 4 anos de idade. Com o avanço de Davi no esporte, passou a ser treinado também pelo sensei Igor Mendonça, do Clã Oswaldo Mendonça, que, entre outros títulos, foi 10 vezes campeão goiano de karatê. Para Davi, esse histórico familiar e a força do nome de seus mentores são as principais inspirações para se dedicar ao esporte. “Eu dou a minha vida em cada treino para honrar essa história”, declara Davi.

O jovem está no terceiro ano do ensino médio, e conta que não encontra dificuldades em combinar a rotina de treino com os estudos. Permanece na escola até às 13h30 e revisa os conteúdos do dia entre as 14h e 17h. A partir daí, treina musculação para hipertrofia até as 19h, e por fim, das 19h30 às 20h30 tem treino direcionado para o karatê, o que totalizam 3 horas de treino por dia. “Tenho o sonho de passar no vestibular para Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Goiás, e desejo conciliar a vida pessoal com a vida de atleta assim como as outras gerações da família fizeram”, compartilha Davi.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também