domingo, 20 de setembro de 2026
Imigração

Portugal aprova lei de imigração que afeta diretamente os brasileiros

Pacote aprovado no Parlamento português restringe vistos, reagrupamento familiar e regularização de imigrantes

Lalice Fernandespor em
Portugal aprova lei de imigração que afeta diretamente os brasileiros
Foto: Pixabay

O Parlamento de Portugal aprovou na quarta-feira (16) um pacote de medidas que restringem a imigração e atinge diretamente a comunidade brasileira, a maior entre os estrangeiros residentes no país. As mudanças foram aprovadas com apoio da coalizão governista Aliança Democrática, liderada por Luis Montenegro, e do partido de extrema direita Chega.

Entre os principais pontos, está o fim da possibilidade de regularização por mudança de status. Imigrantes que entrarem como turistas não poderão mais solicitar residência estando já em solo português. O reagrupamento familiar também sofreu alterações: apenas menores de 18 anos poderão ser incluídos, e o pedido só será permitido após dois anos de residência legal. Cônjuges e filhos maiores precisarão aguardar fora do país e comprovar vínculo anterior à entrada.

O pacote prevê ainda que os vistos de trabalho serão restritos a profissionais considerados “altamente qualificados”, embora os critérios para essa definição ainda não tenham sido divulgados. Outra medida é a criação da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (Unef), vinculada à Polícia de Segurança Pública, com poder para fiscalizar e deportar imigrantes em situação irregular.

O presidente Marcelo Rebelo tem até 30 dias para sancionar a proposta. Caso queira submetê-la ao Tribunal Constitucional, o prazo é de 20 dias. A tramitação acelerada do projeto gerou críticas por parte da oposição e de organizações civis.

As novas medidas somam-se a ações recentes. Em junho, o governo notificou 34 mil estrangeiros a deixar o país em até 20 dias. Entre os afetados, mais de 5.300 são brasileiros que tiveram pedidos de regularização negados após o fim da “manifestação de interesse”, extinta este ano.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
imigração Portugal

Veja também

ucrânia

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Ataque de drones da Ucrânia atinge Moscou durante eleição russa

Ofensiva atingiu a região da capital, danificou uma refinaria de petróleo e provocou evacuações ...
Abin

ELEIÇÕES 2026

Abin classifica como “crítico” risco de interferência dos EUA nas eleições de 2026

Relatório reservado foi enviado ao governo, ao TSE e ao Ministério da Justiça e aponta escalada d...
Alemanha

ELEIÇÕES | ALEMANHA

Eleições na Alemanha colocam governo de Merz sob pressão

Votação em Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ocorre em meio ao crescimento da AfD e à qu...
Zelensky

GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky aprova novas operações de longo alcance contra a Rússia

Presidente ucraniano afirmou que medida é uma resposta aos ataques russos e disse que país pretend...
Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

ABALO SÍSMICO

Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

Tremor ocorreu a 33 quilômetros da capital chilena e não deixou mortos, feridos ou danos à infrae...
Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

ONU

Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

Oito nomes seguem na disputa pelo comando da organização; resultado da votação secreta desta sex...
eua

EUA x Brasil

EUA condicionaram negociação com Brasil a exigências sobre eleições, Boeing e minerais

Documento entregue em outubro de 2025 reunia 21 pontos e foi rejeitado pelo governo brasileiro antes...
WhatsApp

Proibição

UE propõe proibir redes sociais para menores de 13 anos

Lei KIDS também prevê contas supervisionadas para adolescentes de 13 e 14 anos e novas exigências...