O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Mundo

Incêndio em shopping deixa 69 mortos no Iraque

A inauguração do shopping ocorreu há apenas cinco dias

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 17 de julho de 2025
Foto de Capa 15
69 pessoas morreram em incêndio em shopping em Kut, no Iraque, nesta quinta (Foto: REUTERS/Ahmed Saad)

Na madrugada desta quinta-feira (17/07, horário de Brasília), um incêndio em um shopping recém inaugurado deixou 69 mortos no Iraque. Autoridades iraquianas ainda não divulgaram a causa oficial do acidente. Porém, um sobrevivente afirmou à Agência de Notícias AFP que um aparelho de ar-condicionado explodiu. No horário local, o acidente ocorreu na noite da quarta-feira.

Leia mais: Goiano Davi Stival de 17 anos é Bicampeão Brasileiro de Karatê

Haviam mulheres e crianças

Logo após o ocorrido, autoridades locais informaram à Agência de Notícias Reuters que, entre os 69 mortos haviam mulheres e crianças. Segundo o Ministério do Interior iraquiano, a maioria das mortes ocorreu por asfixia nos banheiros do shopping. O governo iraquiano já iniciou uma investigação sobre o incêndio.

Durante a madrugada, as ambulâncias transportaram as vítimas para o hospital da cidade, que fica 160 quilômetros a sudeste da capital Bagdá. Enquanto isso, dezenas de pessoas se reuniram diante do hospital para aguardar informações sobre parentes. Depois, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio durante a madrugada, mas permaneceram no local até depois do amanhecer na procura por desaparecidos. 

Também, funcionário do Departamento de Saúde da província de Wasit afirmou que as operações de resgate prosseguem na área da tragédia. Nasir al Quraishi, um médico de 50 anos, contou que perdeu cinco parentes. “Fomos ao shopping para comprar comida, jantar e fugir dos cortes de energia elétrica em casa. (…) Um ar-condicionado explodiu no segundo andar, o incêndio começou e não conseguimos escapar”, relatou.

O governador da província, Mohamed al Miyahi, declarou três dias de luto e afirmou que as autoridades vão processar o proprietário do edifício e do shopping. Outros responsáveis podem ser identificados durante as investigações que já estão em andamento. Apesar disso, segundo autoridades iraquianas, os resultados preliminares devem ser publicados somente após 48 horas.

“A tragédia é um grande choque (…) e exige uma revisão exaustiva de todas as medidas de segurança”, afirmou o governador.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também