Retrospecto: Avaí leva grande vantagem contra o Vila Nova na Ressacada
No último encontro das equipes, o Avaí venceu por 3 a 0 em Florianópolis-SC
O Vila Nova entra em campo neste sábado (19/07), quando enfrenta o Avaí no Estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC. Em partida válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o apito inicial do duelo será dado por Maguielson Lima Barbosa, às 18h30, horário de Brasília.
A princípio, o Leão da Ilha e o Tigre seguem com fortes embates nos últimos dois anos na segunda divisão. Historicamente, as equipes se enfrentaram em 23 confrontos, com o primeiro deles sendo no ano de 1999. Na ocasião, o Vila Nova superou o Avaí pelo placar de 2 a 0, no Estádio Serra Dourada. Vale ressaltar que ao longo dos mais de 25 anos de história deste confronto, todos eles foram pelo Brasileirão Série B.
Vantagem do Leão da Ilha
Além disso, apesar do Colorado obter a primeira vitória, historicamente quem leva vantagem no embate é o Avaí. Dos 23 jogos, a instituição catarinense venceu 12 deles, contra oito triunfos do Vila Nova, e mais três empates. Dessa forma, o Leão da Ilha garante 52,2% de aproveitamento, contra 34,8% do Tigrão.
Falando em gols, o Avaí também possui os melhores números, estufando as redes em 34 ocasiões, uma média de aproximadamente 1,48 gols por partida. Já o Vila Nova, se apresenta um pouco abaixo, com 27 gols, cerca de 1,17 por jogo, com os devidos arredondamentos.
Nesse sentido, o fator casa também é outra importante variável nesse confronto. Nesse caso, o Avaí garante plena vantagem. As equipes se enfrentaram no Estádio da Ressacada em 13 embates, entre eles, o Avaí venceu 10, empatou duas e perdeu apenas uma. A única vitória do Vila Nova em Florianópolis foi no ano de 2023, quando era comandado pelo técnico Claudinei Oliveira. Na ocasião, o Colorado venceu o duelo por 3 a 0, com dois gols de Caio Dantas, e um de Neto Pessoa.
O Colorado foi mandante do duelo em outros dez jogos. Nesse recorte, o Vila venceu sete partidas, duas no Onésio Brasileiro Alvarenga, e outras cinco no Estádio Serra Dourada. O Avaí levou vantagem fora de casa em dois jogos, ambos no Serra, o primeiro deles foi em 2014, quando superou o Tigre por 1 a 0, e a outra em 2016, por 2 a 1. Novamente em 2023, as equipes empataram em 1 a 1 no OBA, quando Marquinhos Santos estava no comando técnico do Colorado.
Maiores goleadas
As maiores goleadas do confronto aconteceram no início dos anos 2000. Pelo lado do Vila Nova, o placar mais elástico que o Tigre colocou sobre o Avaí, foi um 4 a 0 em outubro de 2001. Uma vez que os gols da partida foram marcados por Dejair, Sabino, Valdeir e Adriano Magrão, no Estádio Serra Dourada. Olhando para o Leão, a maior goleada aplicada foi em 2003, jogando na Ressacada. Com o placar final do duelo em 5 a 2, o Avaí fechou o caixão do Vila com Daniel Rossi, Éder e Celso três vezes. O Tigre ainda diminiu com Jean Carlo e Adriano Magrão.
Último confronto
Na última vez que se enfrentaram, o Avaí garantiu uma vitória maiúscula sobre o Vila Nova. Em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Leão superou o Colorado por 3 a 0 na Ressacada. Dessa forma, comandados por Enderson Moreira, os gols do duelo foram marcados por Tiago e Hygor duas vezes.
Leia mais: CBF divulga arbitragem de Avaí e Vila Nova