Nu Escuro leva teatro popular a Cavalcante e Morrinhos
Com 29 anos de trajetória, grupo goiano apresenta comédia farsesca e espetáculo de miniaturas em circulação gratuita pelo interior
Em meio ao cerrado goiano, um advogado vigarista e um caixote de madeira transformam praças e teatros em palcos para histórias cômicas e potentes. Em julho e agosto, a Cia. de Teatro Nu Escuro, fundada em Goiânia em 1996, realiza a circulação gratuita de dois espetáculos pelo interior de Goiás. As apresentações integram o projeto de manutenção do grupo, contemplado pelo edital 16/2024 da Política Nacional Aldir Blanc, executado pelo Governo de Goiás.
Em Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, a Praça da Bíblia recebe nos dias 25 e 26 de julho, às 19h, os espetáculos “O Cabra que Matou as Cabras” e “Dramas ao Cubo”. Já em Morrinhos, a circulação acontece no dia 2 de agosto, com “Dramas ao Cubo” às 17h no Lago Municipal Recanto das Araras e “O Cabra” às 20h, no Teatro Juquinha Diniz. A entrada é gratuita.
“O Cabra que Matou as Cabras” completa duas décadas em 2024. A peça é uma adaptação livre da farsa medieval francesa O Advogado Pathelin, com inserções de cordéis nordestinos, fábulas, esquetes populares e ditos do imaginário oral brasileiro. Em cena, um advogado trapaceiro se envolve em um emaranhado de mentiras que envolvem uma esposa ardilosa, um comerciante ganancioso, um juiz manipulador e uma série de cabras assassinadas. Com estética de feira popular, o espetáculo conquistou sete prêmios no Festival Nacional de Teatro de América/SP em 2007 e foi reconhecido como Destaque Cultural pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás.
“Dramas ao Cubo”, por sua vez, propõe outro tipo de experiência. Criado e dirigido por Izabela Nascente, mestre em Artes Cênicas pela UFG, o espetáculo utiliza a técnica do teatro lambe-lambe, em que cada história se passa dentro de pequenos cubos com visores. Ao olhar por uma fresta e ouvir com fones, o espectador acompanha narrativas curtas e sensíveis inspiradas em mulheres reais, transformadas em cenas de até dois minutos. A técnica surgiu na Bahia, nos anos 1980, e mistura teatro de formas animadas e artes visuais, convertendo o espectador em testemunha íntima de microrrealidades.
Reconhecida por sua pesquisa em dramaturgia autoral e processos colaborativos, a Nu Escuro contabiliza mais de 15 espetáculos no repertório, dezenas de prêmios e participações em circuitos nacionais. Neste novo projeto de circulação, o grupo também prevê oficinas e a remontagem de O Alienista, inspirada na obra de Machado de Assis. A proposta é retomar o vínculo com o público goiano por meio da presença direta nas cidades, praças e espaços culturais.
Serviço
Cavalcante (GO)
25 de julho (sexta) – “O Cabra que Matou as Cabras”
26 de julho (sábado) – “Dramas ao Cubo”
Onde: Praça da Bíblia
Horário: 19h
Entrada: gratuita
Morrinhos (GO)
2 de agosto (sábado)
“Dramas ao Cubo” – 17h, no Lago Municipal Recanto das Araras
“O Cabra que Matou as Cabras” – 20h, no Teatro Juquinha Diniz
Entrada: gratuita
desequilíbrio do fim de ANO
práticas terapêutica
presença feminina
APRESENTAÇÕES DE GRAÇA!
"TELMA DA BABILÔNIA"
EM JANEIRO
ASTROS
PREVISÃO DO TEMPO