Velório de Preta Gil fecha ruas no Rio e aguarda multidão
Cerimônia pública será realizada das 9h às 13h no Theatro Municipal do Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um esquema especial de interdições no Centro da cidade para o cortejo e o velório da cantora Preta Gil, falecida na última quarta-feira (23), aos 50 anos. O corpo chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (24), vindo de Nova York, nos Estados Unidos, onde a artista realizava tratamento contra o câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023.
O velório será realizado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal, e será aberto ao público das 9h às 13h. Segundo informações do município, os bloqueios viários começam ainda nesta quinta-feira, a partir das 19h, e se estendem até as 18h de sexta.
Interdições no trânsito e vias afetadas
A avenida Treze de Maio terá o tráfego e o estacionamento proibidos em toda a sua extensão. Na sexta-feira, outras vias também serão impactadas. A rua Araújo Porto Alegre e a avenida Evaristo da Veiga, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco, terão o estacionamento proibido. Já as ruas Manoel de Carvalho e Araújo Porto Alegre estarão totalmente interditadas para o tráfego de veículos.
Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública estarão posicionados na região para ordenar o trânsito, garantir o deslocamento do cortejo e organizar a fila para o acesso do público ao Theatro Municipal.
Cortejo seguirá por trajeto em homenagem à cantora

O cortejo com o corpo de Preta Gil será conduzido pelo Corpo de Bombeiros e passará pelo chamado Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, trajeto que homenageia a cantora desde o início de 2024. A rota simbólica reforça a ligação da artista com o carnaval de rua do Rio e com a cultura popular.
Ao fim do cortejo, o corpo seguirá para o sepultamento no Cemitério da Penitência, localizado no bairro do Caju. Equipes de monitoramento e policiamento também foram mobilizadas para acompanhar todo o percurso.
O corpo da cantora chegou ao Brasil nas primeiras horas desta quinta-feira (24), por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo partiu de Nova York na noite de quarta. Após os trâmites de liberação, a família iniciou o transporte até o Rio de Janeiro. A repatriação foi organizada pela família e acompanhada pelo pai de Preta, o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.
A cerimônia no Theatro Municipal foi definida como uma homenagem pública e simbólica à trajetória artística da cantora, que, além de uma carreira na música, também atuou como empresária, apresentadora e militante por causas sociais.