O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 13 de dezembro de 2025
Cultura digital

Brasília sedia maior campeonato de futebol digital do país

Evento gratuito reúne jogadores de 20 estados, distribui mil cobertores a famílias vulneráveis e transforma o Parque da Cidade em arena gamer de 8 mil m²

Luana Avelarpor Luana Avelar em 26 de julho de 2025
Credito foto Telmo Ximenes

Entre os dias 7 e 10 de agosto, Brasília se tornará o centro nacional do futebol digital. O Campeonato Brasileiro de Futebol Digital 2025, promovido pela Confederação Brasileira de Games e Robótica (CBGR), ocupará 8 mil metros quadrados do Pavilhão do Parque da Cidade com arenas de eFootball, estações de jogos, simuladores, museu do videogame, exposições e atrações para todas as idades. O evento, gratuito, contará com a presença de jogadores de 20 estados brasileiros e uma programação que extrapola o universo gamer.

Além dos torneios oficiais, a estrutura oferecerá mais de 100 estações de jogos, 60 computadores, experiências de realidade virtual e uma Fun Zone voltada ao público infantil. A entrada e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site cbgr.com.br até o dia 31 de julho. O campeonato, realizado anualmente desde 2006, é considerado o mais tradicional do mundo na modalidade, com mais de 100 mil jogadores registrados nas etapas seletivas.

Em paralelo ao entretenimento, a edição deste ano incorpora um gesto de impacto social. A organização doou mil cobertores e mantas à Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Para Edivaldo dos Santos Júnior, presidente da CBGR, o evento “representa muito mais do que uma disputa de títulos no cenário digital”, consolidando o futebol virtual como modalidade profissional e espaço de inclusão.

A programação prevê ainda concursos de cosplay e K-pop, com premiações específicas, além de exposições de action figures em escala real. A proposta da CBGR é transformar o campeonato em um espaço de experiência imersiva, gratuita e acessível, conectando atletas, clubes e famílias. Com foco em democratização do acesso, o evento amplia o papel de Brasília como referência em inovação digital no país.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também