O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Cinema brasileiro

Longa de Walter Salles vence nova categoria ibero-americana no Premios Sur

Filme “Ainda Estou Aqui” conquista sua 47ª premiação internacional ao ser eleito Melhor Filme Ibero-Americano pela Academia de Cinema da Argentina

Luana Avelarpor Luana Avelar em 26 de julho de 2025
image

O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, acaba de receber seu 47º prêmio internacional ao vencer a recém-criada categoria de Melhor Filme Ibero-Americano no Premios Sur 2025, promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. A cerimônia foi realizada no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba, e marcou a estreia da nova premiação dedicada à cinematografia da região.

Baseado na história real de Eunice Paiva e de seus filhos após o desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar, o filme foi reconhecido por sua abordagem sensível e política sobre os temas da memória e da resistência. Em vídeo de agradecimento exibido na cerimônia, Walter Salles lembrou o protagonismo do cinema argentino na reconstrução de narrativas democráticas e dedicou o prêmio a toda a equipe da produção, com destaque para Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello.

“Ainda Estou Aqui” estreou no Brasil com grande repercussão, alcançando 5,8 milhões de espectadores em 21 semanas de exibição. Desde então, percorre um circuito internacional robusto, com lançamentos em mais de 30 países e distribuição garantida em praças estratégicas como Japão, Dinamarca e Escandinávia. Disponível também no Globoplay, tornou-se a maior estreia da plataforma em consumo diário de vídeo sob demanda.

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, o filme já venceu prêmios em eventos como o Festival de Roterdã, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Vancouver, Festival de Miami e Festival de Pessac, consolidando sua presença como uma das obras brasileiras mais premiadas da década. Em agosto, concorre ainda ao Premio Lihuén de Melhor Filme Ibero-Americano, no Chile.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também