Espetáculo circense da Cia Corpo na Contramão leva ficção ambiental ao Orum Aiyê
“Dangerosíssima Viagem” une teatro, circo e Libras em uma narrativa distópica sobre a destruição ambiental e será apresentado em duas regiões periféricas de Goiânia
A Cia Corpo na Contramão escolheu duas regiões opostas de Goiânia para apresentar seu novo espetáculo infantojuvenil, “Dangerosíssima Viagem”. Inspirada no poema “O Homem, As Viagens”, de Carlos Drummond de Andrade, a montagem mescla elementos do teatro e do circo para tratar, com leveza e humor, das consequências ambientais provocadas pela ação humana. A primeira apresentação será no dia 3 de agosto, às 19h, no Orum Aiyê Quilombo Cultural, no bairro Nossa Morada. A segunda acontece no dia 17 de agosto, às 17h, na sede da companhia, o espaço Esparta Arte e Cultura, no Jardim Atlântico.
Na encenação, seres intergalácticos fogem de um planeta destruído pelo colapso ambiental e saem pelo espaço em busca de novas possibilidades de habitação. Falando uma língua própria e se comunicando com gestos, os personagens estabelecem uma comunicação cênica atravessada pela presença da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A diretora Lua Barreto destaca que os gestos e a fisicalidade dos atores ampliam a experiência sensorial do público, aproximando o espetáculo de uma proposta inclusiva e acessível. “Eles falam uma língua estranha e se comunicam por gestos”, comenta.
A dramaturgia foi desenvolvida a partir de uma pesquisa sobre formas, tanto as corporais quanto as geométricas presentes nos aparelhos circenses. O cenário e os figurinos são feitos com materiais reaproveitados, e o espetáculo inclui projeções audiovisuais como parte da narrativa. A proposta não se limita à encenação: é também uma provocação sobre os rumos do planeta, o futuro das infâncias e a urgência ambiental.
Com ingressos promocionais a R$10 (valor de meia entrada para todos os públicos), a iniciativa oferece ainda 40 entradas gratuitas para o Centro Bilíngue de Surdos. Para a apresentação no Orum Aiyê, foram reservadas 20 cortesias para pessoas negras. Já no espetáculo do dia 17, haverá transporte gratuito, ida e volta, para o público do Centro Bilíngue.
As duas apresentações fazem parte do projeto Circo(L)Ação, que integra a programação de fomento cultural da companhia com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. O projeto também levará o espetáculo “Sem Asas” aos dois espaços em outubro. As datas estão marcadas: 19 de outubro no Esparta e 26 de outubro no Orum. Segundo Lua Barreto, os dois locais fazem parte da TEIA, rede de espaços culturais independentes que atua na capital. “Com isso, alcançamos públicos diversos”, afirma.